Em reunião, gestores da APS apresentam Novo PASA e Programa Cuidar | Atenção Primária para dirigentes da FNP

Saúde

Em reunião, FNP sugeriu atenção especial aos exames oncológicos devido à exposição dos trabalhadores aos agentes nocivos presentes no petróleo e gás, e solicitou atendimento presencial para agendamentos e consultas

Na última quarta-feira (17/04), a gerência da Associação Petrobras Saúde (APS) realizou uma reunião com a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) para apresentar oficialmente os novos Programa de Avaliação da Saúde do Aposentado (PASA) e o Programa Cuidar | Atenção Primária.

Ambos funcionarão em um convênio estabelecido entre a Saúde Petrobras e o Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo.

Essas conquistas são fruto da luta da categoria petroleira na campanha do Acordo Coletivo (ACT) 2023-2025 – com destaque especial ao Novo PASA, demandado incansavelmente pelo diretor de aposentados da FNP, Roberto Ribeiro, nas rodadas de negociação.

“O retorno do PASA é uma conquista que obtivemos como resultado de muita pressão da FNP nas mesas de negociação com a Petrobras. Em nosso entendimento, ainda faltam muitos pontos para avançar, como ampliar o atendimento presencial da consulta para todos os beneficiários e o rol de exames”, disse Roberto Ribeiro.

“Por isso, seguiremos acompanhando sua implantação e cobrando melhorias. É fundamental que a categoria assuma essa luta conosco, para ampliar e fortalecer o PASA”, complementou o dirigente.

VEJA O VÍDEO DE APRESENTAÇÃO DO NOVO PASA

Novo PASA

O Novo PASA permite uma avaliação médica anual a todos os aposentados (de qualquer idade) e pensionistas (acima de 60 anos), semelhante ao exame periódico dos trabalhadores da ativa.

As consultas serão feitas com a equipe profissional do Hospital Sírio-Libanês, de modo presencial (num primeiro momento, somente em São Paulo ou em cidades onde há unidades dessa rede) ou tele presencial, no mês de aniversário do beneficiário.

A APS prometeu expandir o atendimento presencial, até o final do ano, com outras clínicas conveniadas nas cidades Rio de Janeiro (RJ), Santos (SP) e Aracaju (SE).

Além das consultas, eventuais exames e o retorno médico serão isentos de coparticipação, cobertos integralmente pela Saúde Petrobras.

Uma vez por ano, o beneficiário do Novo PASA poderá:

- Ter uma consulta + retorno com médico de família.
- Uma consulta + retorno com médico urologista ou ginecologista (na rede credenciada).
- Pacote de exames preventivos: eletrocardiograma, colpocitologia (papanicolau), hemograma completo, glicemia de jejum, hemoglobina glicada, perfil lipídico, sódio, cálcio, potássio, magnésio, urina rotina (EAS), função hepática, função renal, pesquisa de sangue oculto nas fezes.
- Plano de cuidados personalizado.

O Novo PASA, no entanto, não vai substituir os médicos da rede credenciada.

“Trata-se de um acompanhamento mais amplo de atenção, que será complementado pelo Programa Cuidar”, informaram gestores da APS.

O faturamento dos exames do PASA será automático, sem nenhuma necessidade de ação do beneficiário.

Os representantes da APS ainda informaram que pretendem acompanhar os resultados do grupo que aderir ao Novo PASA, a fim de realizar comparações com os demais usuários.

E assim, futuramente, convocar novas reuniões com as entidades representativas dos trabalhadores para apresentar os resultados do programa.

Cronograma de convocação

Como o Novo PASA passou a valer somente a partir deste mês, excepcionalmente neste ano, a APS vai convocar os beneficiários que fizeram aniversário em janeiro, fevereiro e março nos meses de maio, junho e julho, respectivamente.

Esse convite será feito por meio de ligação telefônica, e-mail, carta e/ou WhatsApp.

Clique aqui e confira o cronograma de convocação.

Ponderações da FNP

Na reunião, os dirigentes da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) realizaram algumas ponderações para o melhor funcionamento do Novo PASA diante de algumas demandas recorrentes dos petroleiros aposentados.

A FNP sugeriu que os exames de câncer tenham atenção especial no programa, dada a exposição da categoria ao benzeno e outros agentes nocivos à saúde da categoria.

Também foi solicitado que o Novo PASA disponibilize atendimento presencial para agendamentos e consultas, inclusive dentro dos setores de saúde nas unidades da Petrobras, uma vez que muitos aposentados e pensionistas preferem essa modalidade em detrimento de meios telemáticos.

Programa Cuidar | Atenção Primária

De acordo com a APS, “o Programa Cuidar reúne várias iniciativas direcionadas a diferentes públicos, com critérios técnicos de elegibilidade predefinidos.  Todas as iniciativas buscam a manutenção da qualidade de vida por meio de um olhar individualizado e multidisciplinar das necessidades de saúde, com controle dos riscos.”

Além da Atenção Primária, o Programa Cuidar também tem as modalidades “Gestão de Saúde”, “60+”, “Diabetes Mellitus” e “Saúde Mental”.

Com o cuidado centrado no indivíduo, o Programa de Atenção Primária oferecerá os seguintes benefícios:

– Equipe de saúde multidisciplinar;

– Pronto atendimento virtual 24 horas por dia, 7 dias na semana;

– Pequenos procedimentos ambulatoriais;

– Plano terapêutico individual;

– Coordenação do cuidado;

– Isenção de coparticipação.

O Programa Cuidar | Atenção Primária não tem limite de idade, será ofertado nacionalmente (modalidade remota), com abrangência geral, independente de condições de saúde do beneficiário.

A princípio, o atendimento presencial será restrito ao estado de São Paulo, e, na sequência, também será realizado no Rio de Janeiro e na Bahia.

Os beneficiários do Novo PASA também serão incorporados a esse modalidade de cuidado integral, tendo em vista garantir o atendimento adequado, qualificar os processos de cuidado em saúde e qualidade de vida e reduzir a necessidade de internações hospitalares e utilização de pronto socorro.

Fonte: FNP