Diretoria participa de mobilizações em apoio aos contratados da RPBC, reuniões e outros compromissos

De 22 a 26 de abril

O Sindipetro Litoral Paulista iniciou a semana com uma reunião no PAT para discutir a Parada na RPBC, na segunda-feira (24), e deu apoio para os trabalhadores da Oriente, na RPBC. No mesmo dia, o diretor Adaedson Costa gravou o programa "Papo Aberto" com Rosangela Buzanelli, representante dos petroleiros no Conselho de Administração da Petrobrás.

Na terça-feira (23), o diretor Fábio Mello, em nome do Sindipetro-LP, prestou apoio ao Sindimetal e aos trabalhadores da Polo Engenharia, empresa que, mesmo em plena data-base, recusa-se a negociar com a categoria.

Na quarta-feira (24), houve mobilização com o apoio do sindicato na refinaria em solidariedade aos trabalhadores da Intertek, que estão há mais de seis meses sem fechar o acordo coletivo. Além dessa questão, a diretoria do LP está cobrando a implementação do Plano de Saúde estendido aos trabalhadores e seus dependentes, das empresas contratadas pelo Sistema Petrobrás, conforme prometido por Jean Paul Prates, presidente da Petrobrás, em reunião com os sindicatos em 2023.

Neste mesmo dia, ocorreu a reunião mensal dos aposentados e pensionistas, organizada pelo Departamento de Aposentados e Pensionistas (DAP) do Sindipetro-LP. O encontro, seguido por uma confraternização dos aniversariantes do mês, contou com a presença do ex-conselheiro eleito da Petros, Ronaldo Tedesco, que apresentou um panorama sobre as principais razões que levaram à atual crise financeira da Petros.

Por fim, a diretoria esteve no Sítio de Consciência "Raul Soares, Nunca Mais", para a exibição do curta-metragem "Nau Insensata", de Cristiano Sidoti, e o lançamento do livro "Sobrevivi ao Raul Soares - Memórias de uma época sombria", de Lucas Vasques e Fellipe R. Vasques. Esta atividade foi organizada pelo Comitê Popular de Santos por Memória, Verdade e Justiça, e aconteceu no ponto de embarque das balsas, atrás da Alfândega, no centro de Santos.

Na quinta-feira, a diretoria participou de uma reunião para tratar de demandas específicas de um trabalhador de plataforma, da perícia na UTGCA e da Reunião de Comunicação da FNP.

Nesta sexta-feira, a diretoria participou de uma reunião com sindicatos, PAT, representantes dos Trabalhadores Desempregados de Cubatão e a gerência da RPBC para discutir a forma de contratação para as próximas obras de ampliação da refinaria.