PAT Cubatão
No dia 26 de abril os sindicatos dos petroleiros, construção civil, metalúrgicos, e a Associação dos Trabalhadores Desempregados de Cubatão, os representantes das empresas, gestão da Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), Poder Público e o Posto de Amparo ao Trabalhador (PAT) de Cubatão firmaram compromisso para implementar um fluxo unificado de contratação para os trabalhadores da região.
O objetivo da iniciativa, que foi definida após várias reuniões, é dar transparência ao processo de escolha dos candidatos e assim acabar com o “apadrinhamento” e favorecimento nas contratações. Todos os desempregados da região terão acesso às informações ao mesmo tempo e caberá a empresa terceirizada fazer a seleção dos novos funcionários para trabalhar junto aos contratos que permeiam a unidade da Petrobrás na região.
As vagas serão disponibilizadas para qualquer atividade de forma simultânea entre as entidades representativas e o PAT sem que haja vazamento de informação. O que ocorria anteriormente era que as vagas ofertadas no PAT, através nos sistemas de comunicação, vazavam internamente dentro da própria Petrobrás através das empresas. Isso refletia na comunidade que ficava fora do “páreo” ao enviar os seus currículos para os cargos que previamente estavam preenchidos.
Vale destacar, que os sindicatos dos trabalhadores, a Associação dos Trabalhadores Desempregados de Cubatão e o PAT irão disponibilizar as oportunidades e o local onde apresentar os currículos em seus meios de comunicação.
Essa é uma grande conquista e deve ser comemorada já que irá promover maior absorção de mão de obra da região.