Sindipetro se reúne com gestora da Transpetro para discutir reposição de efetivo e problemas das unidades

Demandas

A Diretoria do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista realizou uma reunião nesta segunda-feira (06) com Keurrie Cipriano, gerente executiva de Operações de Dutos e Terminais da Transpetro.

Durante o encontro,  a gerente informou que a empresa está em processo de convocação de novos trabalhadores para compensar as saídas de funcionários que estão se aposentando, retornando para seus estados de origem ou para preencher vagas desocupadas. Embora não tenha divulgado números específicos, a gerente destacou que tais informações são consideradas corporativas.

Em relação ao sistema de bombas da Alemoa e à segurança do terminal, foi discutida a implementação de medidas para atender às demandas, com posicionamento acordado com o Sindicato.

O sindicato cobrou da gerente posicionamento sobre o COV, equipamento que explodiu após a empresa operar o equipamento sem seguir os procedimentos pré-estabelecidos pela própria Petrobrás e Transpetro no que diz respeito ao recebimento de equipamentos durante a fase de comissionamento. Em reunião anterior com as gerências da Transpetro, o sindicato exigiu que o equipamento voltasse a operar, seguindo todas as normas da companhia para o recebimento de equipamentos. Até o momento, o equipamento ainda não foi colocado em operação, e o terminal continua a carregar navios sem o utilizar, o que representa um risco ambiental, uma vez que os vapores não estão sendo adequadamente direcionados para o incinerador de vapores. Segundo a gerente executiva da Transpetro, todo o procedimento será revisado para garantir que nada seja feito sem máxima segurança, e após esses procedimentos, a empresa pretende convocar o sindicato para fornecer todas as informações necessárias sobre a operação do equipamento.

Quanto ao Terminal de Pilões, ficou acordado que não haverá redução de quadro e nem implementação da automação, que supra a descontinuidade de técnicos de operação em regime de turno de revezamento no terminal. O Sindicato foi assegurado de que o quadro mínimo será mantido com a contratação dos novos empregados por meio de concurso público. Sobre a questão das horas extras extenuantes, está em andamento a busca pela melhor solução para evitar esse tipo de situação.

O turno será mantido e não haverá horários administrativos implantados ao turno e tampouco, há mobilizações, por parte da gestão, para descontinuar.

Em relação às Estações de Carregamento Rodoviário (ECR), foram tomadas medidas de segurança para proteger os trabalhadores do risco de exposição ao benzeno. Além disso, foi garantido o turno de revezamento aos operadores e será enviado um técnico de segurança para uma análise detalhada.

A empresa também se comprometeu a providenciar manutenções, reformas, contêineres e outros recursos necessários para garantir o bom funcionamento da unidade. Por fim, foi esclarecido que a empresa está empenhada, juntamente com toda a equipe, no leilão da área portuária que ocorrerá em breve.

A diretoria do Sindipetro-LP expressou preocupação com a falta de diálogo da gerência com os trabalhadores, o que tem contribuído para uma ambiência ruim nas unidades Transpetro da região. Em resposta a essa crítica, Keurrie afirmou estar buscando melhorar o diálogo, destacando a visita desta semana como um passo nessa direção. A gerente executiva também cobrou aos demais gerentes presentes a adotarem a mesma postura de diálogo com os trabalhadores, promovendo reuniões para ouvir suas reclamações e outras demandas. Para o sindicato, o problema é mais evidente em Pilões e Alemoa, onde os trabalhadores se sentem excluídos das decisões da empresa, com as últimas determinações chegando até eles sem nenhum tipo de diálogo.

Vale destacar que mesmo após a reunião, a Diretoria do Sindipetro irá promover setoriais com os petroleiros de Pilões para organizar, acompanhar e lutar por melhores condições de trabalho no Terminal.