Solidariedade: Petrobrás doará R$ 5,6 milhões para auxílio a vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Ajuda

A Petrobrás aprovou, nesta segunda-feira (06/5), uma doação no valor de R$ 5,6 milhões para apoio à população de Canoas e Esteio, atingida pela emergência causada pelas chuvas no Rio Grande do Sul (RS).

O montante será destinado ao Movimento União BR, por meio do Instituto da Criança, uma organização sem fins lucrativos, para aquisição de itens de primeira necessidade, tais como cestas básicas e eletrodomésticos, entre outros, para atendimento às vítimas.

Os dois municípios, com decreto de emergência municipais publicados, estão localizados na Região Metropolitana de Porto Alegre, sendo Canoas, a sede da Refinaria Alberto Pasqualini (REFAP) e da Unidade Termelétrica Canoas, e Esteio, localizado na área de abrangência das operações da REFAP.

“Essa é a maior catástrofe natural do Estado do Rio Grande Sul (RS), sem precedentes históricos em abrangência e número de pessoas afetadas e a Petrobras se solidariza com as vítimas cumprindo seu papel de empresa socialmente responsável. Estamos sempre atentos às possibilidades de colaborar com a sociedade em momentos de crise”, afirma o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.

Petrobras em solidariedade com o Rio Grande do Sul

Estas ações da Petrobras complementam outras medidas emergenciais que já vêm sendo tomadas pela companhia como a campanha de voluntariado para doações de itens de alimentação, limpeza e higiene para as famílias atingidas.

Equipes foram mobilizadas para viabilizar a compra e entrega de cestas básicas, água, itens de higiene pessoal, itens de limpeza, colchões e cobertores. O ginásio da sede social do Clube de Empregados Petrobras (CEPE) em Canoas está sendo utilizado para receber famílias desabrigadas. São atualmente cerca de 500 abrigados no local, e com muitos voluntários atuando. Além disso a companhia disponibilizou uma embarcação e equipamento para armazenar medicamentos.

Doações realizadas até o momento:

510 colchões;
80 cobertores;
150 cestas básicas;
150 kits de higiene;

Apoio logístico ofertado

• Fornecimento de diesel e gasolina para o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil de Canoas, Jet A (combustível de aviação) para a Base Aérea de Canoas e 300 litros de gasolina para o Corpo de Bombeiros do mesmo município.
• Fornecimento de caminhão pipa e banheiros químicos para apoio das comunidades na região.
• Equipes mobilizadas para viabilizar a compra e entrega de cestas básicas, água, itens de higiene pessoal, itens de limpeza, colchões e cobertores.
• Foram ofertadas locações de helicópteros e lanchas para a Defesa Civil de Canoas, ainda sem demanda para atendimento

Sobre o Movimento União BR

O Movimento União BR é um movimento organizado da sociedade civil brasileira, que foi fundado em março de 2020 com o objetivo de fortalecer o combate aos efeitos da pandemia do novo coronavírus no Brasil, estando presente em 23 estados do país. Diante dos resultados alcançados com o trabalho realizado no combate aos efeitos da pandemia, o movimento continuou suas ações para colaborar em outras demandas sociais por todo o Brasil, como as situações de calamidade ocorridas no país, tais como as fortes chuvas em 2021 na Bahia, em 2022 no Maranhão, Minas Gerais, São Paulo e no município de Petrópolis (RJ) e em 2023, no litoral norte de São Paulo. No total, o movimento já apoiou 25 milhões de pessoas desde a sua fundação.

Fonte: Petrobrás