Conquista
O Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista, através do corpo jurídico, conseguiu na justiça a manutenção do quadro de 12 técnicos de operação por turno, sendo que 1 posto de trabalho é destinado ao coordenador/supervisor de equipe, no Terminal Aquaviário Almirante Barroso (Tebar), em São Sebastião.
A vitória foi obtida com a sentença de 31 de julho de 2024, que ratifica a liminar obtida em novembro de 2021, a qual aumentava o quadro de operadores por turno na unidade.
A Transpetro deverá desembolsar R$ 1.040.000,00, que será dividido em duas partes: 80% para entidades beneficentes do município e o restante para o Sindicato, que também deverá destinar a programas de solidariedade social e de assistência judiciária para os funcionários ativos e inativos da Transpetro, em São Sebastião. A subsidiária também foi condenada a pagar R$ 300 mil por não cumprir a liminar de 2021, valor que será repassado à Irmandade da Santa Casa Coração de Jesus de São Sebastião.
Essa é uma grande vitória e prova que estamos no caminho certo! A segurança dos trabalhadores, da unidade, da comunidade no entorno e do meio ambiente nunca deve ser colocada em segundo plano em troca de economia, lucro, metas ou sucateamento de uma unidade.
A Diretoria do Sindipetro-LP orienta os trabalhadores a denunciarem qualquer descumprimento do que foi determinado pela justiça.
Seguimos firmes na luta!