Sindipetro-LP e Sintricom conseguem o pagamento de salários atrasados para trabalhadores da Telsan

UTGCA

Os petroleiros indiretos contratados pela Telsan, empresa terceirizada que atua na Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), receberam uma boa notícia após um longo período de espera. A diretoria do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista, juntamente com os representantes do Sintricom, conseguiu que a Petrobrás pagasse os salários atrasados há mais de 30 dias. Esta é uma grande conquista!

A situação das empresas terceirizadas no Sistema Petrobras é lamentável. A política de contratação precisa ser revista urgentemente. É inadmissível que os gestores da Petrobrás continuem fechando contratos com empresas sem lastro financeiro, que não conseguem pagar os salários e benefícios em dia para quem realmente produz. A situação dos terceirizados está a cada dia que passa piorando ainda mais  em todo o sistema Petrobrás. A estrutura atual de contratação não é adequada para lidar com empresas do porte da Transpetro e da Petrobras, ainda mais por serem empresas que "orgulham-se" de pautar-se pela Responsabilidade Social.

Além de garantir o pagamento dos salários atrasados, o Sindipetro-LP também forneceu cestas básicas aos trabalhadores e organizou uma "vaquinha" entre os petroleiros próprios para amenizar os impactos da irresponsabilidade da chefia da Telsan. No entanto, a luta ainda não acabou, pois, a solução definitiva para acabar com os problemas causados por essa empresa terceirizada ainda não foi acertada.

O Sindipetro LP é contrário à terceirização dos serviços pela Petrobrás e defende a abertura de novos concursos, mas entende que os trabalhadores das gatas não devem “pagar o pato” pela má gestão da estatal.