Auxiliar de Serviços Diversos
O Campus Cubatão do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) está com inscrições abertas para o curso de qualificação profissional de Auxiliar de Serviços Diversos. A ação faz parte do Programa Autonomia e Renda Petrobrás, uma iniciativa da Petrobrás em parceria com Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. O objetivo é promover o desenvolvimento e contribuir para a autonomia e renda da população, priorizando aqueles em situação de vulnerabilidade social e grupos minorizados.
O curso oferece 40 vagas e tem como pré-requisito o ensino fundamental completo. Os participantes receberão bolsa auxílio de R$ 660 mensais durante a realização do curso, enquanto mulheres com filhos de até 11 anos receberão R$ 858 mensais. As inscrições são gratuitas e estarão abertas até o dia 14 de agosto.
Para participar da seleção de vagas, é necessário ter concluído o ensino fundamental e morar perto das unidades de operação da Petrobrás. Os interessados devem se inscrever na página do Programa Autonomia e Renda, fazendo um cadastro e preenchendo o questionário socioeconômico. Alternativamente, as inscrições podem ser feitas presencialmente às segundas, quartas e sextas, das 10h às 12h, e às terças e quintas, das 14h às 16h, no campus do IFSP localizado na Rua Maria Cristina, 50, Bairro Casqueiro, Cubatão.
A seleção ocorrerá por meio de sorteio público, e as aulas presenciais serão realizadas no Instituto com previsão de início em 17 de setembro.
Lançado em junho, o Programa Autonomia e Renda Petrobrás tem como objetivo capacitar profissionalmente milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social em todo o país. Cubatão, que abriga a Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), é a segunda cidade brasileira a receber o programa. O curso é gratuito, tem duração de quatro meses e as aulas acontecerão em meio período.
O processo seletivo priorizará pessoas de baixa renda, sem vínculo formal de emprego e em condições de exclusão social, especialmente mulheres, pessoas transgêneros, transexuais ou travestis, indígenas e quilombolas, refugiados, pessoas com deficiência, pretos e pardos. Além das 40 vagas iniciais, o programa prevê a seleção de 160 pessoas pelo IFSP até 2027 e mais 840 vagas em cursos técnicos do Sesi/Senai no mesmo período, totalizando mil vagas. Entre os cursos oferecidos em Cubatão, estarão os de caldeireiro, montador de andaime, soldador e técnico em automação.
Com informações G1, Jornal da Orla e Autonomia e Renda
