Petrobrás prorroga Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI), a trabalhadores inscritos

Conquista do Sindipetro LP/ FNP

Após várias reuniões entre a Federação Nacional dos Petroleiros e a Petrobrás, a empresa decidiu prorrogar o Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI) de 30 de setembro de 2024 para 30 de setembro de 2025.

A prorrogação do PAI beneficia todos os empregados inscritos no programa e aguardando a aposentadoria (status "suspenso"), independentemente da unidade em que trabalham.

Os trabalhadores inscritos agora têm até 31 de julho de 2025 para entregar a carta de concessão de aposentadoria, que deve ter data de início do benefício a partir de 13 de novembro de 2019. A data máxima para desligamento é 30 de setembro de 2025.

Segundo documento enviado pela Petrobrás, não haverá aumento nas vantagens e indenizações pagas pelo PAI.

Vale destacar que a prorrogação do PAI foi uma conquista da FNP e seus sindicatos, que pressionaram a Petrobrás devido às dificuldades que muitos trabalhadores enfrentaram para se aposentar por causa da fila do INSS, criada durante o governo Bolsonaro. Essa situação começa a ser resolvida agora pelo governo Lula, com a contratação de mais médicos peritos para dar andamento aos processos parados. No entanto, os impactos foram diretos, causando atrasos na concessão dos benefícios.

Vale destacar que a prorrogação do PAI foi uma conquista da FNP e seus sindicatos, que pressionaram a Petrobrás devido às dificuldades que muitos trabalhadores enfrentaram para se aposentar por causa da fila do INSS, criada durante o governo Bolsonaro. Essa situação começa a ser resolvida agora pelo governo Lula, com a contratação de mais médicos peritos para dar andamento aos processos parados.

No entanto, os impactos foram diretos, causando atrasos na concessão dos benefícios.