CIPA Tebar
Tem início nesta quarta-feira (14) as inscrições para a eleição dos novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA) do Terminal Almirante Barroso (Tebar), em São Sebastião.
Os interessados em concorrer à vaga devem enviar e-mail para cipa.sse@transpetro.com.br até o dia 1º de setembro. A representação dos trabalhadores será constituída por quatro titulares e dois suplentes, sendo eleitos os candidatos mais votados. A publicação dos candidatos e a forma de votação serão divulgadas no dia 2 de setembro. O pleito ocorrerá no período de 3 a 22 de setembro.
A CIPA é um instrumento para tratar da prevenção de acidentes, das condições do ambiente de trabalho e de todos os aspectos que afetam a saúde dos trabalhadores, sejam eles funcionários próprios ou contratados. A CIPA tem como responsabilidade investigar, discutir e lutar por melhores condições de trabalho dentro da unidade.
A CIPA também instituiu medidas de prevenção e combate ao assédio sexual e outras formas de violência no ambiente de trabalho. Além disso, deve incentivar boas práticas e comportamentos seguros e isso vai além das regras e regulamentos e envolve a conscientização de todos.
A Comissão é mais uma ferramenta em defesa da categoria e cabe a cada um de nós escolher os candidatos que mais têm compromisso em defender a saúde e a segurança do trabalhador.
Uma das principais metas do Sindicato é construir CIPAs combativas no local de trabalho, com a criação de uma organização de base viva e atuante que estará à frente das lutas em defesa dos trabalhadores. Os cipistas eleitos se tornam, automaticamente, membros do Conselho de Representantes do Sindicato, que é um dos órgãos mais importantes de deliberação da entidade.
Cipistas e trabalhadores, juntos, podem garantir uma CIPA forte e organizada que, assim, estará à frente das lutas, junto com o Sindicato. Só assim teremos uma organização de base e um Sindicato ainda mais fortes para combater os ataques dos gestores.
O resultado da eleição ocorrerá no dia 25 de setembro.
Participe!