Presidente Lula critica tentativa de privatização de empresas estatais, especialmente Petrobrás

Não!

O presidente Lula voltou a criticar tentativas de privatização de algumas empresas brasileiras, inclusive a Petrobrás. Durante visita a um centro de operações da Telebras, o presidente afirmou que “em vez de tratar a Petrobrás como uma empresa orgulho do país” há tentativas de privatizar a companhia. “Fico sempre lembrando quantas vezes tentaram privatiza-la”, afirmou.

Segundo Lula, desde a presidência de Getúlio Vargas há tentativas de privatizar a companhia e, para ele, “quando acham dificuldade para privatizar, eles tentam vender ativos separados”. “E quando você percebe, tem uma empresa desmontada”, afirmou o presidente. Para ele, foi isso que foi feito com a Eletrobras.

“Eles só querem fazer privatização onde já está dando certo, onde já está dando lucro”, afirma. Lula afirmou que no caso dos Correios e da própria Telebras, “chegamos ao cúmulo da ignorância de que essas duas empresas não poderiam vender serviços ao Estado”, mesmo que oferecessem um preço mais barato.

Durante o evento, o presidente ainda afirmou que quando foi decidido tirar a Telebras do rol de privatização é porque foi assumido um compromisso de que, em dois anos, a companhia estivesse melhor do que atualmente.

""Como é que um país que consegue ter uma empresa dessa qualidade resolve privatiza-la? Doar para quem?", questionou. "Quem iria ficar com as informações que somente o Estado tem que ter?", complementou o presidente.

Ainda de acordo com Lula, chegará um momento em que a sociedade vai estar "escravizada", em que "duas ou três empresas terão todas as informações do mundo e elas é que vão ditar as regras".

Fonte: Valor Investe