Setembro Amarelo
Setembro é um mês marcado por uma importante campanha de conscientização: o Setembro Amarelo. Criada para promover a prevenção do suicídio e o cuidado com a saúde mental, a iniciativa é um convite à reflexão e à ação para enfrentar um problema que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, a campanha tem ganhado destaque e relevância, especialmente em ambientes corporativos, como o sistema Petrobras, onde a saúde mental dos trabalhadores é uma preocupação crescente.
O Setembro Amarelo é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção do suicídio. A escolha do mês de setembro e da cor amarela visa criar um período de alerta e engajamento, promovendo discussões abertas sobre saúde mental e oferecendo informações sobre como buscar ajuda. A campanha tem como objetivo principal desestigmatizar o sofrimento emocional, incentivando as pessoas a falarem sobre suas dificuldades e a procurarem apoio profissional.
A Petrobrás enfrenta uma realidade preocupante em relação à saúde mental de seus funcionários. Casos de suicídio, ainda que “abafados”, e afastamentos por problemas mentais têm sido reportados, revelando a necessidade urgente de políticas eficazes para a promoção da saúde mental.
A empresa aderiu ao Movimento Mente em Foco, uma iniciativa do Pacto Global da ONU que visa combater o aumento dos transtornos mentais. Dentro dessa estratégia, lançou o Programa Saúde Mental, que inclui uma meta: capacitar 100% da liderança em saúde mental. Além disso, o acompanhamento psicológico é oferecido de forma voluntária a todos os empregados.
Apesar desse andamento, o caminho para um ambiente de trabalho que anule seus efeitos adoecedores ainda é longo. A Petrobrás enfrenta desafios contínuos relacionados aos gestores e à implementação efetiva dessas políticas. Problemas na gestão, como a pressão constante, assédio e baixo efetivo, longas jornadas de trabalho e a necessidade de maior suporte emocional, revelam que há muito a ser feito para alcançar um equilíbrio ideal.
Diante desse cenário, a implementação de políticas eficazes para a saúde mental em todo o Sistema, se tornam urgentes e essenciais.
O Setembro Amarelo nos lembra da importância de uma abordagem proativa em relação à saúde mental, destacando a necessidade de ambientes de trabalho mais humanos e solidários. No contexto da Petrobras, é imperativo que a empresa fortaleça suas políticas de apoio psicológico e desenvolva uma cultura que promova a saúde mental. Somente com uma abordagem abrangente e consciente será possível enfrentar os desafios relacionados ao bem-estar emocional e garantir um ambiente de trabalho mais saudável e seguro para todos.
O Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista ciente dos casos que vem ocorrendo na categoria petroleira disponibiliza serviços de psicologia e de assistência social para associados e dependentes habilitados. As duas profissionais estão disponíveis para atendimento e prestar suporte aos que estão passando por momento delicado. Para isso, basta entrar em contato na sede, em Santos, pelo telefone (13) 3202 1100 para agendar horário para sessão de terapia. Para falar com a nossa assistente social basta comparecer ao local ou contatá-la pelo whatsapp (13) 99141-0578.