Cipa Tebar: vote em quem tem têm compromisso em defender a saúde e segurança do trabalhador

Eleição

A eleição para a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Terminal Almirante Barros (Tebar), em São Sebastião, acontecem até o dia 22 de setembro. O espaço é mais uma ferramenta em defesa da categoria e por isso cabe a cada um de nós escolhermos dentre os candidatos os que mais têm compromisso em defender a saúde e segurança do trabalhador.

Mais do que o órgão responsável por prevenir acidentes de trabalho, a CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) é uma das ferramentas mais importantes para combater a exploração da força de trabalho e todo tipo de assédio no ambiente laboral. Além disso, serve de alavanca para elevar a consciência dos trabalhadores. Uma CIPA atuante é condição básica para organizar os trabalhadores - de forma eficiente e combativa - em seus locais de trabalho.

Portanto, um dos primeiros - e prioritários - desafios é eleger candidatos atuantes e que estejam envolvidos cotidianamente nas discussões sobre segurança e saúde. Este perfil é fundamental para que a CIPA não seja uma mera fachada ou tenha apenas a função de cumprir as determinações da lei.

Com a redução de efetivo, casos de assédio, condições inseguras de trabalho, qualquer gestão que avance para políticas de precarização da Petrobrás, a CIPA desempenha um papel estratégico, ao lado do Sindicato, na luta por condições dignas de trabalho. Os membros da CIPA possuem estabilidade no emprego e este direito deve ser usado no combate não só a doenças ocupais e melhoria das instalações, mas também em casos de abuso de poder, assédio moral e sexual.

Mesmo sendo um órgão bi-partite, formado por metade de representação eleita pelos trabalhadores e metade indicada pela empresa, podemos dizer que na prática essa paridade é praticamente nula. Em decisões polêmicas, o voto de minerva é reservado ao presidente da comissão -é indicado pela patronal. Ou seja, apenas com representantes dos trabalhadores realmente dispostos a quebrar as manobras da empresa participando efetivamente das reuniões e que levantem demandas e denúncias no dia a dia, a CIPA poderá cumprir de fato o seu papel de instrumento de luta.

Por isso, o Sindipetro-LP convoca os petroleiros do Tebar a participar do processo eleitoral que definirá os novos membros da CIPA.