De 2 a 6 de setembro
A semana da Diretoria do Sindipetro-LP foi marcada pela mobilização por efetivo na Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), em Caraguatatuba, e por mais uma rodada de negociação com a gestão de RH da Petrobrás, que tratou do Plano de Cargos e Salários.
No sábado (31), houve mobilização na Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), em Caraguatatuba. Os petroleiros do G1 se reuniram com a Diretoria do Sindipetro-LP para discutir questões relacionadas ao efetivo e às demandas da unidade, que necessita urgentemente de reposição de trabalhadores. Essa é uma reivindicação antiga do sindicato, que sempre alertou que o reforço na equipe fortaleceria a operação, garantindo uma gestão mais eficiente em situações como férias e ausências por licenças médicas e outras circunstâncias. Os atrasos continuaram ao longo da semana e foram encerrados na sexta-feira (06) após todos os grupos de turno terem sido contemplados.
Na segunda-feira (02), representantes do Sindipetro participaram da 4ª Reunião da Comissão de Aprendizagem sobre o acidente em Rio Pardo, e da Campanha de Avaliação de Exposição Ocupacional a Agente Físico (Ruído) e Agentes Químicos na Transpetro - Base UTGCA. A campanha seguiu até a sexta-feira (06). No mesmo dia teve início o plantão semanal do Dap que acontece semanalmente de segunda a sexta na sede e subsede do Sindicato.
Na terça-feira (03), iniciou-se mais uma jornada de trabalho de base no Aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, que acontece semanalmente de terça a sexta-feira. No local, embarcam os petroleiros das plataformas abrangidas pelo Sindipetro-LP. No mesmo dia, ocorreram as reuniões da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) e da Comissão Eleitoral do Conselho de Administração da Transpetro.
Na quarta-feira (04), a diretoria participou de uma reunião com as entidades que compõem o Fórum Petros para discutir questões relacionadas aos equacionamentos, com o objetivo de acabar com os PEDs cobrados dos aposentados e pensionistas, além de participar da posse do CEPE Barra RJ.
Na quinta-feira (05), a diretoria do Sindipetro-LP participou de uma reunião da Comissão de Plano de Cargos e Salários, formada por representantes do RH da Petrobrás e dirigentes dos sindicatos ligados à FNP. A diretoria também participou da Reunião Quadripartite da Petros, que visa encerrar a cobrança dos equacionamentos dos aposentados e pensionistas assistidos pela Petros. Além disso, estiveram reunidos com o Conselho Político da Auditoria Cidadã da Dívida.
Na sexta-feira (06), a agenda incluiu diversas atividades, como a conversa com os pesquisadores do IIEP, reuniões com o RH da Transpetro para tratar do PPP, encontro com o jurídico da FNP e com o Fórum das Entidades com a Petrobrás. A semana será encerrada no sábado (07) com o 30º Grito dos Excluídos, uma mobilização nacional realizada em várias regiões do país. Esse movimento, tradicionalmente realizado no Dia da Independência, busca dar voz aos grupos marginalizados e debater questões sociais urgentes, como desigualdade, direitos humanos e justiça social.
O Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista marcará presença em São Sebastião, onde o Grito acontecerá na Rua da Praia. Os manifestantes se juntarão à marcha em defesa da vida, reafirmando seu compromisso com a justiça social e os direitos humanos. O evento é uma oportunidade de reflexão e ação para a construção de um Brasil mais justo e igualitário.