De 9 a 13 de setembro
Mais uma semana intensa para a Diretoria do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista (Sindipetro-LP). No último sábado (07), a tentativa de participação no Grito dos Excluídos foi interrompida por uma ação arbitrária da gestão municipal e da Guarda Civil Municipal (GCM), resultando na detenção do diretor do Sindipetro-LP, Tiago Nicolini, e do advogado e portuário, Rodolfo Fernandes Martins.
Na segunda-feira (09), teve início o plantão semanal do Departamento de Aposentados (DAP), que ocorre de segunda a sexta na sede e subsede do Sindicato. A diretoria também participou da Reunião da Comissão de Aprendizagem sobre o acidente em Rio Pardo, com mais uma rodada de discussões na quarta-feira (11). Além disso, houve reuniões com representantes da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) e a gestão da Petrobrás para tratar do Programa Petrobrás Bem-estar, com atualizações e propostas, e participação na campanha Setembro Amarelo. A agenda da quarta-feira foi encerrada com a 3ª Reunião Ordinária da CIPLAT P-66 e P-70 e com a reunião quinzenal da Diretoria do Sindipetro-LP para deliberar sobre demandas da categoria.
Na terça-feira (10), o diretor Thiago Nicolini representou o Sindipetro-LP no 100º Encontro comemorativo do Fórum Acidentes de Trabalho, que ocorreu na Faculdade de Saúde Pública da USP, em São Paulo. O evento abordou as coalizões intersetoriais para prevenir acidentes e proteger a saúde dos trabalhadores. Ainda na terça, foi iniciada mais uma jornada de trabalho de base no Aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, e ocorreu a reunião da Diretoria Executiva da FNP.
A quarta-feira (11) foi marcada por reuniões importantes, como a do Fórum Petros, para discutir os equacionamentos cobrados de aposentados e pensionistas, e a da CIPA no Terminal de Santos, além de uma reunião com a Operação de Pilões e para avaliar questões ocupacionais da P-67. O dia foi encerrado com um encontro do Fórum Entidades da PETROS.
Na quinta-feira (12), a diretoria deu as boas-vindas aos novos empregados da Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão, e participou da Reunião Quadripartite da Petros, com foco no fim das cobranças de equacionamento. O dia terminou com uma reunião com o G1 da Operação COV no Terminal da Alemoa, em Santos. Neste mesmo dia estava agendada a reunião sobre o novo Plano de Cargos e Salários da Petrobrás, juntamente com outro evento importante no Rio de Janeiro, a gestão da empresa emitiu um ofício cancelando ambos os compromissos. O cancelamento ocorreu devido às mobilizações promovidas pelo Sindipetro-RJ e Sindipetro PA/AM em suas bases. Essa atitude evidencia uma tentativa do alto escalão da Petrobrás de usar esse compromisso importante para a categoria como uma manobra para enfraquecer a mobilização dos sindicatos da Federação, buscando desmobilizar os trabalhadores e enfraquecer a luta.
A sexta-feira (13) começou com a inauguração do "Complexo de Energias Boaventura" (antigo Comperj), em Itaboraí (RJ), com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente da Petrobrás, Magda Chambriard. Foram inaugurados o gasoduto Rota 3 e a Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) do Polo GasLub, que vai processar gás do pré-sal. A diretoria do Litoral Paulista marcou presença nesse evento de grande importância para o setor energético. Além disso, a agenda incluiu a reunião Ordinária da CIPLAT P-67 e conversas com trabalhadores das operações COV G3 e G4 do Terminal da Alemoa, em Santos.