Benefício Farmácia é seu direito. Saiba como usar e como funcionam as modalidades de aquisição

Medicamentos

Os beneficiários da AMS contam com o novo Benefício Farmácia, operado em parceria com a empresa Funcional. O Benefício Farmácia oferece três opções para aquisição de medicamentos: solicitar reembolso, modalidade delivery e compra direta na farmácia.

Caso o usuário opte por adquirir o medicamento diretamente na farmácia, é necessário apresentar a carteirinha e a receita médica ou odontológica em nome do beneficiário. São mais de 19 mil estabelecimentos credenciados. No ato da compra, será pago apenas o valor da coparticipação.

O atendente irá escanear a receita. No entanto, caso a loja não possua o equipamento, o usuário deverá cadastrar a receita no Portal do Beneficiário, em Programas Complementares > Benefício Farmácia > Receitas. Outra opção é usar o app Saúde Petrobrás. É importante que o beneficiário informe na farmácia que o benefício deve ser aplicado por meio do sistema da empresa Funcional.

No caso de medicamentos que requerem análise técnica, é necessário acessar previamente o Portal do Beneficiário (Programas Complementares > Benefício Farmácia > Análise Técnica), anexando a receita, relatório médico e laudos. O resultado sai em até dois dias úteis. Caso a solicitação seja aprovada, basta se dirigir à farmácia credenciada e adquirir o medicamento, pagando somente a coparticipação. Para saber quais são as farmácias credenciadas, consulte o Portal do Beneficiário (Programas Complementares > Benefício Farmácia > Buscar Rede Credenciada).

Delivery
A Modalidade Delivery permanece disponível no Benefício Farmácia, sendo exclusiva para medicamentos oncológicos e medicamentos com preço unitário a partir de R$300, com base no Preço Máximo ao Consumidor (PMC) estabelecido pela Anvisa. As solicitações podem ser abertas e acompanhadas pelo Portal do Beneficiário > Programas Complementares > Benefício Farmácia > Delivery. Outra opção é usar o app Saúde Petrobrás.
Em caso de medicamentos de uso contínuo e não controlado, a Funcional entrará em contato para confirmar o envio do refil e a posologia vigente, além do local de entrega. Após a terceira tentativa de contato sem sucesso ou 180 dias após a emissão da receita, a reposição automática será cancelada, sendo necessário um novo pedido de delivery.

Reembolso
As solicitações de reembolso devem ser feitas em formulário integrado ao Portal do Beneficiário (Programas Complementares > Benefício Farmácia > Reembolso) ou pelo App da AMS.
O reembolso pode ser solicitado nas seguintes situações:
- O produto faz parte de programa de desconto dos laboratórios farmacêuticos ou o medicamento foi encontrado a um preço mais barato (em farmácia credenciada ou não);
- O medicamento já foi adquirido sem utilizar o Benefício Farmácia;
Não há farmácia credenciada disponível no município, ou existe alguma dificuldade de acesso devido à localização ou outras condições;
- Falta de medicamento nas farmácias credenciadas; tratamento de urgência com medicamento que requer análise técnica; compra emergencial fora do horário de atendimento das farmácias credenciadas disponíveis;
- O beneficiário desconhece o novo modelo operacional, ou a farmácia desconhece o modelo de atendimento da Saúde Petrobrás;
- O beneficiário prefere utilizar essa modalidade e solicitar reembolso em vez de adquirir nas farmácias credenciadas.
O intervalo entre a data de emissão do cupom/nota fiscal e a abertura do pedido de reembolso deve ser inferior a 180 dias. O reembolso será feito via depósito na conta corrente do titular em até 30 dias corridos.

Custeio
No modelo atual do Benefício Farmácia, pactuado no ACT 2017-2019, não há cobrança de contribuições mensais fixas. O beneficiário contribui de acordo com a utilização, pagando apenas o valor da sua coparticipação, que varia de acordo com a faixa salarial do titular e o Preço Máximo ao Consumidor (PMC) do medicamento, estabelecido pela Anvisa.

Quanto maior a faixa salarial do empregado, maior é sua participação, e quanto maior o custo do medicamento, menor a participação.

O Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista oferece um serviço de atendimento para esclarecimento de dúvidas e encaminhamento de reembolsos para aposentados e pensionistas que enfrentam dificuldades com o processo, na subsede de São Sebastião. Na sede em Santos, está disponível o Posto Avançado de Atendimento da AMS, uma conquista para a categoria.

Os atendimentos são realizados de segunda a quinta, das 9h às 13h e das 14h às 18h, e às sextas, das 8h às 13h e das 14h às 17h, preferencialmente com agendamento prévio. Os horários são reservados para tratamento de diversos assuntos, como autorizações médicas, cadastro, assuntos financeiros e reembolso, Benefício Farmácia, Auxílio Cuidador do Idoso e Programa de Atenção Domiciliar - PAD, entre outros.

O link para agendamento pode ser acessado pelo site do convênio ou pelo telefone 0800 728 3372.

Com informações AMS