Rio de Janeiro: FNP recepciona outras 12 organizações sindicais internacionais da América Latina e do Caribe

18 de novembro

Federação Internacional dos Trabalhadores do Setor Energético e Serviços Conexos da América Latina e Caribe aprovará seu estatuto no próximo dia 18, no Rio de Janeiro

Na próxima segunda-feira, dia 18 de novembro, a partir das 9 horas, a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) recepciona outras 12 organizações sindicais internacionais da América Latina e do Caribe, na sede do Sindipetro-RJ, no centro do Rio de Janeiro, para o ato de fundação da Federação Internacional dos Trabalhadores do Setor Energético e Serviços Conexos da América Latina e Caribe (Fitelyc).

A nova organização reúne entidades do Brasil, Colômbia, Peru, Equador, México, Paraguai, Chile, Panamá e Argentina.

O encontro tem como premissa a apresentação formal de cada uma das entidades e a apreciação de um primeiro estatuto para a nova organização, além de um calendário de atividades para os próximos meses e objetivos da Fytelic, que serão submetidos à aprovação dos dirigentes presentes.

Na oportunidade, os participantes também vão debater a conjuntura do setor energético no continente, assim como a situação dos trabalhadores do Equador e medidas emergenciais de apoio.

Lá, a Petroecuador e o governo equatoriano vêm perseguindo sistematicamente petroleiros, em especial o dirigente da Antep, David Almeida, que lutam contra o desmonte das empresas públicas, com vistas à privatização, e defendem os recursos e a soberania energética do país.

Os dirigentes também irão deliberar onde ocorrerá a próxima reunião presencial da Federação Internacional dos Trabalhadores do Setor Energético e Serviços Conexos da América Latina e Caribe.