Dia 27 de novembro
O Departamento de Aposentados e Pensionistas (DAP), que organiza mensalmente a reunião mensal, seguida pela confraternização dos aniversariantes do mês, exibirá no próximo dia 27 de novembro, um vídeo, feito pelo médico infectologista Evaldo Stanislau, sobre o tema “Risco de queda em idosos”. O evento acontece a partir das 15h.
A reunião trará também informações sobre vacinas, acidentes domésticos e sarcopenia, que é a perda de massa e força na musculatura esquelética, muito comum com o envelhecimento. Além desses assuntos, o doutor Marcus Coelho irá falar sobre os casos de golpes que circulam nas redes sociais e que tem causado vítimas entre os petroleiros, principalmente entre aposentados e pensionistas.
As quedas são recorrentes na terceira idade, podendo ocasionar problemas sérios de saúde, afetar de forma definitiva a mobilidade e independência da pessoa idosa, podendo até levar a morte.
No Brasil, dados do Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos Brasileiros (ELSI-Brasil) mostram que 25% dos idosos que moram em áreas urbanas sofrem quedas. O estudo também identificou diversos fatores que aumentam o risco de quedas, como ser do sexo feminino, ter 75 anos ou mais, medo de cair devido a calçadas mal conservadas, receio de atravessar ruas, além de condições de saúde como artrite, reumatismo, diabetes e depressão. Dados do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia mostram que, entre os idosos com 80 anos ou mais, 40% caem anualmente. Em asilos ou casas de repouso, esse risco aumenta para 50%.
Diante de um risco tão recorrente aos idosos, a explanação do doutor Stanislau que será exibida na reunião de aposentados, será de suma importância para prevenção de acidentes. Alguns ajustes nas residências ajudam a diminuir as chances de queda em casa. Veja algumas dicas:
No quarto
Mantenha uma lâmpada ou lanterna e telefone ao lado da cama. Organize o armário com portas leves e iluminação interna, e coloque as roupas em locais de fácil alcance. Use lençóis e acolchoados de materiais não escorregadios como algodão ou lã. Evite deixar o chão bagunçado.
Na sala e corredor
Organize os móveis para criar um caminho livre e instale interruptores de luz nas entradas. Evite fios expostos e use tapetes antiderrapantes. Prefira cadeiras e sofás mais altos e remova peitoris de porta maiores que 1,3m.
Na cozinha
Retire tapetes escorregadios e limpe imediatamente qualquer sujeira no chão. Armazene objetos de cozinha ao alcance e nunca suba em cadeiras para pegar algo. Certifique-se de que a pia está em uma altura confortável, entre 80 e 90 cm.
Na escada
Instale interruptores de luz na parte inferior e superior da escada ou detectores de movimento. Remova tapetes das extremidades e use tiras antiderrapantes nos degraus. Coloque corrimãos dos dois lados da escada, a uma altura de 76 cm.
No banheiro
Use tapetes e tiras antiderrapantes no chão e dentro do box. Instale barras de apoio e prefira duchas móveis. Mantenha a iluminação noturna e utilize uma cadeira estável no banho, se necessário.
Para além dessas dicas, faça exames oftalmológicos e físicos anualmente, cuide da alimentação com cálcio e vitamina D, e pratique exercícios para força e equilíbrio. Use sapatos antiderrapantes, sem saltos, e evite o consumo excessivo de álcool. Mantenha uma lista atualizada de medicamentos e siga as orientações médicas.