2 mortes
Hoje, 28 de novembro, é um dia de luta e luto para os trabalhadores e trabalhadoras petroleiros. A diretoria do Sindipetro-LP esteve no Terminal Marítimo Almirante Maximiano da Fonseca (Tebig), em Angra dos Reis, participando de uma mobilização em defesa da vida e por segurança no Sistema Petrobrás. O dia é marcado pela dor e indignação, após um trágico acidente na unidade, que resultou na morte de dois trabalhadores e deixou um terceiro gravemente ferido.
Essas mortes são reflexo da negligência de uma gestão que, ao longo dos anos, tem sucateado as unidades e operado com efetivo reduzido. A falta de investimentos em manutenção e a precarização das condições de trabalho têm gerado tragédias recorrentes, colocando em risco a vida dos petroleiros. A gestão da Transpetro, assim como da Petrobrás, precisa assumir sua responsabilidade e adotar medidas urgentes para garantir a segurança nas unidades, antes que mais vidas sejam perdidas.
Nesta sexta (29) acontece uma mobilização nacional unificada por segurança nas instalações de todo o Sistema Petrobrás, com trabalhadores e trabalhadores de diversas unidades do Brasil se unindo em um só grito: basta de mortes! O Sindicato dos Petroleiros continuará firme na luta por um ambiente de trabalho seguro, reposição de efetivo e a prioridade à vida e à dignidade da força de trabalho.
Os velórios das duas vítimas ocorrerão ainda nesta quinta-feira (28), um em Volta Redonda e outro em Angra dos Reis, com as famílias sendo assistidas pela contratada e pela Transpetro, que disponibilizaram psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais e assistência jurídica. O trabalhador ferido já passou por cirurgia e, assim que receber alta, será transferido para sua residência em Macaé. A luta é por justiça e pela vida.