Sindipetro-LP recebe doações para famílias vítimas de incêndio na Vila dos Pescadores, em Cubatão

Vamos ajudar

Um incêndio de grandes proporções atingiu a comunidade da Vila dos Pescadores, em Cubatão (SP), na manhã desta segunda-feira (16), destruindo entre 100 e 150 moradias, segundo estimativas da Defesa Civil e da Prefeitura de Cubatão. O fogo começou por volta das 8h40, no Caminho São Jorge, e foi controlado às 11h20. As causas ainda estão sendo investigadas pelas autoridades competentes, e felizmente não há registro de vítimas.

O Sindipetro-LP se solidariza com os moradores da Vila dos Pescadores que perderam suas casas e se coloca à disposição para ajudar como for necessário. Para apoiar as famílias afetadas, estamos recebendo doações de água, alimentos e roupas em nossas unidades no Litoral Paulista.

As doações podem ser entregues na sede do sindicato, localizada na Avenida Conselheiro Nébias, 248, Vila Mathias, em Santos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. No Litoral Norte, as contribuições podem ser feitas na subsede, na Rua Auta Pinder, 218, Centro, em São Sebastião, de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e às sextas, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Infelizmente, tragédias como esta escancaram a vulnerabilidade de muitas comunidades da região diante da falta de moradia adequada. As construções improvisadas, feitas de materiais inflamáveis como madeira, são um risco constante. É urgente que o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura de Cubatão adotem medidas para melhorar as condições habitacionais na região, prevenindo novos desastres e garantindo mais dignidade às famílias que vivem nesses locais.

A situação remonta a outra tragédia que marcou a história de Cubatão: o incêndio da Vila Socó, em 1984. Assim como agora, naquela ocasião a combinação de precariedade habitacional e falta de infraestrutura adequada contribuiu para o agravamento das consequências do acidente. Embora o contexto seja diferente, o paralelo entre as duas situações reforça a necessidade de políticas públicas que priorizem a segurança e o bem-estar da população.

Contamos, mais uma vez, com a solidariedade da categoria petroleira para, juntos, ajudarmos as famílias da Vila dos Pescadores a reconstruírem suas vidas e reforçarmos a cobrança por ações efetivas das autoridades, garantindo condições dignas de moradia e prevenindo futuras tragédias.