Cubatão
Na última quarta-feira (19), ocorreu no CEAD da Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão, uma reunião para discutir o fluxo de contratação de mão de obra na região.
O encontro contou com a participação das principais empresas que realizam contratações na refinaria, especialmente durante a parada de manutenção, além de representantes dos sindicatos dos Metalúrgicos, da Construção Civil e a Comissão dos Trabalhadores Desempregados de Cubatão, que compõem a Unidade Sindical Classista e da direção da empresa.
Entre os diversos pontos debatidos, foram abordados temas como a política de contratação, a implementação de cotas para mulheres, a contratação de jovens para o primeiro emprego, cumprimento do acordo 70x30 de trabalhadores da região, a valorização e a segurança dos trabalhadores, e o cumprimento da tabela salarial.
Foi firmado um termo de compromisso entre as partes, estabelecendo que essas boas práticas sejam implementadas, como ocorreu na última parada de manutenção ocorrida no ano passado. No entanto, as partes ressaltaram a importância de continuar evoluindo, discutindo e aprimorando esses aspectos de forma contínua.