Reunião pós-greve com a empresa marca semana da diretoria do LP que teve ainda mobilizações e protestos

De 30 de março a 4 de abril

A semana da diretoria do Sindipetro Litoral Paulista começou com a participação do diretor Fabio Mello participando, no domingo (30), do ato contra a anistia a golpistas realizado em São Paulo. 
Na segunda-feira (31), a diretoria do sindicato participou de reunião de negociação com a gestão da RPBC e da UTE Euzébio Rocha sobre os atrasos gerados pela participação dos petroleiros e petroleiras nas assembleias do Vale Alimentação e Vale Refeição.
Ficou acordado que os atrasos serão tratados de forma excepcional, utilizando o código 1125, correspondente a “débito em banco de horas”. 

O diretor Thiago NIcolini participou das atividades do Programa de Educação Ambiental (PEA) da UTGCA, tais como oficinas sobre o tema. O PEA foi dividido em dois dias, na segunda e terça-feira. Ainda na segunda, houve reunião dos liberados e início da visita do Grupo de Trabalho de SMS à RNEST, em Pernambuco — atividade teve início na terça-feira (1º) e se estendeu até sexta-feira (4).

Na terça, além de reuniões da Comissão Eleitoral Petros 2025 e da direção da FNP, o diretor Fábio Mello participou do podcast Reação Química. Mello também deu apoio à mobilização da categoria dos motoboys e motofretistas, que enfrentam condições precárias de trabalho e lutam por remuneração justa. À noite, mais uma oficina do PEA foi realizada em Caraguatatuba.

Na quarta-feira (2), a diretoria do Sindipetro-LP participou, no Edisen, no Rio de Janeiro, de reunião com os sindicatos da FNP para tratar do regime híbrido de trabalho na Petrobrás. Na ocasião, foi reafirmada a pauta que levou à greve nacional de 26 de março, criticando a tentativa da empresa de restringir o debate ao teletrabalho. Também foi entregue, à empresa, com a FUP, a proposta conjunta de Plano de Cargos e Salários. 

Outros compromissos da diretoria incluíram reuniões sobre efetivo da UTGCA, com participação do diretor Thiago Nicolini e sobre denúncias de assédio em empresas contratadas, acompanhada pelo diretor Fabio Mello. Além desses compromissos, a diretoria participou da celebração dos 50 anos do plano de saúde e dos cinco anos da Saúde Petrobrás. Além disso, o diretor Eduardo Freire esteve em reunião com produtores de teatro.

A Caravana Nacional da Informação, que tem participação do diretor Adaedson Costa,  também passou nesta semana pelo Nordeste, com atividades em Natal na quarta-feira.

Na quinta-feira (3) o diretor Marcio André participou da reunião com a Comissão Eleitoral da Petros. Também no mesmo dia, a Caravana Nacional da Informação passou por Mossoró, levando esclarecimentos para a categoria de aposentados e pensionistas.

Encerrando a semana, na sexta-feira (4), foi realizada uma reunião na subsede do sindicato para discutir o nexo causal relacionado ao caso do diretor Valdemar Barbosa do Amaral, com a participação da equipe jurídica e da diretoria do Sindipetro-LP. *À tarde, os diretores Fabio Mello, Renato Rodrigues, Marcelo Pereira e o diretor André Ramalho estiveram em reunião com a Transpetro para tratar de pautas e demandas dos três terminais localizados no Litoral Paulista: Tebar, em São Sebastião; Alemoa, em Santos; e Pilões, em Cubatão. Na mesma data, Márcio também concluiu sua participação no projeto piloto do GT de SMS dos Prestadores de Serviço, desenvolvido ao longo da semana na RNEST, em Pernambuco. Por fim, a Caravana Nacional da Informação esteve em Fortaleza, encerrando as atividades do grupo nesta semana.

Seguimos na luta!