Sindipetro-LP prepara propostas de Vigilância em Saúde do Trabalho para Conferência Nacional

Saúde Coletiva em Pauta

Na terça-feira (22), o Sindipetro-LP participou da Plenária da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, realizada no Sindedif, em Santos. Representado pelo diretor da pasta de Saúde e Segurança, Jeová Fragoso, e por Sandra Lorena Beltrán Hurtado, especialista em saúde do trabalhador e integrante da mesma pasta, o Sindicato contribuiu para a definição de propostas que serão levadas à etapa regional. Durante o encontro, Sandra foi eleita delegada para a Conferência Regional da Saúde do Trabalhador 2025, que abrange os nove municípios da Baixada Santista.

A CISTT (Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora), criada pela Lei Orgânica da Saúde (8.080/1990), assessora os conselhos de saúde em questões relacionadas à saúde do trabalhador em níveis municipal, estadual e nacional. Seu objetivo é garantir a implementação e o acompanhamento das políticas de saúde do trabalhador.

Além de representar o Sindipetro-LP, Sandra reforçou a importância de levar propostas às conferências, especialmente aquelas voltadas para ampliar e melhorar a vigilância participativa nas políticas de saúde do trabalho. Após a etapa regional, que ocorre na próxima semana, as discussões seguirão para a conferência estadual em São Paulo e, por fim, para a conferência nacional em Brasília, programada para agosto. Essas conferências, organizadas pelos conselhos de saúde, são momentos fundamentais para garantir que a voz dos trabalhadores e trabalhadoras seja ouvida na construção de políticas públicas.

Com participação ativa nas conferências de Cubatão, Caraguatatuba e Santos, o Sindipetro-LP reafirma seu compromisso com a segurança no trabalho e com a vida, contribuindo de forma efetiva para o avanço nas garantias da saúde do trabalhador, não apenas localmente, mas em âmbito estadual e nacional.