Diretoria do Sindipetro-LP tem semana intensa de reuniões, assembleias e mobilização da categoria

De 12 a 19 de maio

A semana entre os dias 12 e 19 de maio foi marcada por uma agenda intensa da diretoria do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista, com diversas ações voltadas à organização da categoria, mobilizações em defesa dos direitos dos trabalhadores e participação em espaços institucionais e estratégicos de luta.

Na segunda-feira (13/05), os diretores participaram de três importantes encontros: a 11ª Reunião Ordinária da CIPLAT da P-66, a 11ª Reunião Ordinária da CIPLAT da P-70 e a 5ª Reunião Ordinária da CIPLAT da P-71. Também foi realizada uma reunião extraordinária da diretoria do sindicato para discutir os rumos das ações e encaminhamentos diante da iminência de uma greve de 48h.

A terça-feira (14/05) foi dedicada à mobilização da base e articulação nacional. Além da 11ª Reunião Ordinária da CIPLAT da P-68, houve distribuição de materiais da campanha eleitoral para o Conselho Deliberativo (CD) e o Conselho Fiscal (CF) da Petros nas unidades da Alemoa, RPBC, EDISA e Pilões. No mesmo dia, os dirigentes participaram da reunião da Diretoria Executiva da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) que tem por objetivo alinhar a diretoria dos cinco sindicatos frente aos embates diários causados pela atual gestão da Petrobrás e conduziu a Assembleia do Grupo 5 na UTGCA, que deliberou a deflagração de greve por efetivo e segurança operacional da unidade.

Na quarta-feira (15/05), os dirigentes sindicais marcaram presença na 1ª Comissão Corporativa de SMS 2025 da FNP. No mesmo dia os representantes da reunião FNP e FUP estiveram reunidos para tratar greve unificada que ocorrerá nos dias 29 e 30 de maio. Além disso, estiveram reunidos com a empresa para o GT SMS Prestadores de serviços. 

A quinta-feira (16/05) começou com a inauguração da feira agroecológica da UTGCA, uma iniciativa que fortalece a agricultura familiar e oferece alimentos saudáveis aos trabalhadores próprios e terceirizados da unidade. No mesmo dia, a diretoria participou de uma reunião presencial do Grupo de Trabalho (GT) de SMS dos Prestadores de Serviços Holding e Transpetro, da Assembleia do Grupo 1 da UTGCA, além de uma reunião com a gerência geral da RPBC para tratar das demandas do laboratório e a assinatura do Termo referente ao Fluxo de contratação de pessoas em Cubatão. 

Outro destaque da quinta-feira foi a visita ao Terminal Almirante Barroso (Tebar), em São Sebastião, realizada pelos diretores Adaedson Costa e Marcelo Santos. Na ocasião, os dirigentes dialogaram com os trabalhadores e trabalhadoras sobre temas fundamentais para a categoria, como a eleição da Petros, a greve de 48 horas, o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) e a Participação nos Lucros e Resultados (PLR).

A agenda seguiu firme na sexta-feira (17/05), com nova reunião presencial do GT de SMS dos Prestadores de Serviços, a 11ª Reunião da CIPLAT da PMXL-1 e uma reunião jurídica da FNP, que discutiu ações em andamento e estratégias de atuação da assessoria.

Fechando a semana, nos dias 18 e 19 de maio (sábado e domingo), acontece o V Congresso do Sindipetro Litoral Paulista, instância máxima de deliberação da entidade, que reunirá trabalhadores da ativa e aposentados para discutir os rumos da categoria, as lutas do próximo ACT e a organização sindical frente aos desafios impostos pela gestão da empresa e  garantir que a pauta do ACT 2025 seja construída de forma democrática e alinhada com o sentimento da base.