Mulheres petroleiras se encontram para construir pauta unificada e cobrar avanços da Petrobrás

FNP e FUP

2° Encontro Nacional das Mulheres Petroleiras, realizado pela FNP e FUP, fortalece a organização das trabalhadoras e debate temas das mulheres para o ACT diante de um ambiente corporativo ainda marcado pelo machismo, LBGTfobia e racismo, confira a programação

Com o objetivo central de consolidar a pauta das mulheres para o novo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), o 2° Encontro Nacional das Mulheres Petroleiras acontecerá em Duque de Caxias (RJ), reunindo trabalhadoras de diversas regiões do país ligadas à Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) e à Federação Única dos Petroleiros (FUP). 

A atividade visa garantir que as reivindicações específicas das mulheres sejam contempladas nas negociações com a Petrobrás e demais empresas do Sistema.

O evento, que será realizado entre os dias 26 e 28 de maio, acontecerá na AAFBB – Campestre (Associação dos Aposentados e Funcionários do Banco do Brasil), localizada na Alameda Santa Alice, 310, em Xerém, Duque de Caxias (RJ). 

Com o tema “AINDA ESTAMOS AQUI”, o encontro terá como eixo a luta contra todas as formas de opressão, com destaque para a opressão às mulheres trabalhadoras. 

O encontro marca mais um passo no fortalecimento da organização das petroleiras dentro do movimento sindical e evidencia a necessidade de ampliar o protagonismo  das mulheres nas lutas da categoria. 

Em um ambiente corporativo ainda predominantemente machista, como o das estatais do setor de petróleo e gás, é fundamental promover debates e ações que enfrentem as desigualdades de gênero, o assédio e a invisibilização das mulheres nos espaços de decisão.

As petroleiras pretendem sair deste encontro com uma pauta sólida, construída coletivamente, capaz de dialogar com as necessidades reais das trabalhadoras, de modo a pressionar a empresa a avançar em políticas de equidade e classistas.

A primeira edição do Encontro Nacional ocorreu em maio de 2023, em Cajamar (SP), e teve um papel relevante na construção do ACT 2023-2025.

 Na ocasião, o evento ganhou ainda mais força por ter acontecido no contexto de denúncias públicas de assédio sexual dentro da Petrobras, o que escancarou a urgência de mudanças estruturais na empresa e de uma escuta mais ativa às trabalhadoras.

Com esse histórico e diante dos desafios ainda presentes, o 2° encontro reafirma a importância da mobilização das trabalhadoras de todo o Sistema Petrobras para transformar as pautas de gênero em compromissos concretos por parte da gestão da empresa.

Programação do 2° Encontro Nacional das Mulheres Petroleiras – FUP e FNP

Dia 26/05/2025 (segunda-feira)

11h às 13h – Credenciamento 
12h – Almoço 
13h – Abertura Política 
15h30 – Intervalo 
16h – Mesa 1: Conjuntura 
19h – Jantar 

Dia 27/05/2025 (terça-feira)

8h – Café da manhã 
9h – Mesa 2: Conjuntura do Petróleo (Internacional e Nacional) e Cenário Negocial 
12h – Almoço 
13h30 – Mesa 3: Balanço da pauta do 1° Encontro e das negociações dos últimos 2 anos 
15h30 – Intervalo 
16h – Mesa 4: Definição da nova pauta das mulheres para a próxima campanha 
19h – Jantar com atividade cultural 

Dia 28/05/2025 (quarta-feira)

8h – Café da manhã 
9h – Mesa Final: Aprovação da pauta e resoluções políticas e internas ao movimento sindical 
12h – Encerramento