Semana Intensa no Sindipetro-LP: acidente na Replan, protestos e Negociações com a Petrobrás

de 24 a 27 de junho

A semana da diretoria do Sinidipetro-LP começou marcada por luto e mobilização. Na manhã de segunda-feira (23), trabalhadores e dirigentes sindicais protestaram em frente à Refinaria de Paulínia (Replan) após o trágico acidente de trabalho que vitimou Carlos Rodrigo Medeiros, de 43 anos. O operário terceirizado da QWS faleceu após ser atingido por um boleado de trocador de calor durante operação de içamento. O ato durou cerca de quatro horas e encerrou-se com um gesto simbólico de luto, em que os participantes viraram as costas para a refinaria.

Ainda na segunda-feira, a diretoria participou de diversas reuniões, como o debate sobre VA/VR com a Procuradoria do Trabalho, a 12ª Reunião Ordinária da CIPLAT da P-69, reunião da diretoria do sindicato e o Fórum dos
Sindicatos, realizado na subsede do Sindipetro-LP.

Na terça-feira (24), a diretoria participou da SIPAT da UTGCA, onde Sandra Lorena Beltran, funcionária do departamento de Saúde do Sindicato, conduziu a palestra “Avaliação dos Fatores de Riscos Psicossociais na Indústria do Petróleo”. A diretoria do Sindipetro-LP se reunião também com os demais dirigentes dos Sindipetros em reunião presencial da FNP para preparação para as negociações do Plano de Cargos Carereiras e Salários. No mesmo dia, a diretoria participou da fase paulista da Caravana Glauber Fica, evento que reuniu lideranças políticas e sociais em defesa do mandato do deputado Glauber Braga. Paralelamente, ocorreram reuniões da diretoria, como a posse da nova gestão da CIPA no Terminal de Cubatão e a Plenária Ordinária do Conselho Municipal de Saúde de Santos.

Na quarta-feira (25), a reunião esperada para negociar o PCCS com a Petrobrás terminou frustrada após a empresa abandonar a mesa. A justificativa foi a proibição de gravações pelos sindicatos, uma exigência de transparência constantemente defendida pelo Sindipetro-LP. Também foi realizada a reunião mensal do Departamento de Aposentados e Pensionistas (DAP), com participação virtual do gerente da APS, Rafael Crespo Rangel.

Na quinta-feira (26), Sandra Lorena Beltran participou do programa "Papo de Trabalhador" na Rádio Omega Web, enquanto a diretoria esteve em reuniões com o RH e SMS da Transpetro, tratando de temas relacionados à segurança e ao bem-estar dos trabalhadores. No mesmo dia, a diretoria da FNP reuniu-se com o RH da Petrobrás para discutir o incidente ocorrido na reunião de quarta-feira.

Em Caraguatatuba, a UTGCA recebeu a 2ª edição da Feira Agroecológica, realizada na Área de Vivência (K-25) no penúltimo dia da SIPAT. A feira é fruto das negociações coletivas e está prevista na cláusula 112 do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), que promove ações de responsabilidade socioambiental. Durante o evento, trabalhadores puderam adquirir produtos orgânicos frescos diretamente de agricultores locais, fortalecendo o consumo consciente e a economia regional.

A semana encerrou-se na sexta-feira (27), com destaque para a reunião do Departamento Jurídico e o encontro com a Labormed, focado na avaliação de riscos psicossociais.