De 14 a 20 de julho
A semana começou com a participação dos diretores Adaedson Costa, Fábio Mello e Fábio Santos no Curso de Fatores Humanos, realizado no Rio de Janeiro. A formação é parte essencial da política de prevenção de acidentes e do fortalecimento da cultura de segurança nas unidades da Petrobrás. O coordenador do Sindipetro-LP, Marcio André, iniciou a segunda-feira (14) na Sede, em Santos, onde permaneceu até a quinta-feira.
Na terça-feira (15), as atividades continuaram no Aeroporto de Jacarepaguá, onde o diretor Marcelo Santos esteve presente para dialogar com os trabalhadores e trabalhadoras durante o embarque e desembarque, acolhendo demandas e esclarecendo dúvidas. A comitiva do LP continuou o curso de Fatores Humanos no Rio de Janeiro. Na sequencia, o diretor Adaedson Costa participou de um encontro sobre o CEPE 2004.
A quarta-feira (16) marcou o encerramento do curso de Fatores Humanos, reforçando o compromisso da diretoria do Sindipetro-LP com a valorização da vida, a qualificação contínua e a prevenção de incidentes. No mesmo dia, o diretor Marcelo Pereira representou o sindicato na reunião do Fórum Sindical do Litoral Norte, ampliando o diálogo com outras categorias da região.
Na quinta-feira (17), o diretor Renato Rodrigues participou da reunião da CIPA do Terminal Alemoa, em Santos. Na ocasião, uma higienista ocupacional apresentou o relatório da segunda fase das campanhas de monitoramento da exposição ao benzeno e ao ruído. Ainda na quinta, o diretor Marcelo Santos manteve o plantão no aeroporto de Jacarepaguá e o diretor Fabio Mello acompanhou, em Cubatão, a assembleia dos trabalhadores da empresa LCD, que presta serviços na RPBC, no EDISA e na UTE-Euzébio Rocha. Após dias de paralisação por atraso nos pagamentos, a categoria aprovou o retorno ao trabalho com a regularização dos salários, do vale-alimentação e do transporte. O Sindipetro-LP segue atento à situação, especialmente dos trabalhadores desligados, para garantir que todos os direitos sejam respeitados.
Outras importantes agendas também aconteceram na quinta: reunião híbrida sobre o novo PCCS; e reunião ordinária da CIPA da UTGCA, com participação do diretor Eduardo Lara.
A sexta-feira (18) marcou o encerramento do plantão semanal no aeroporto de Jacarepaguá e a realização da reunião ordinária da CIPLAT da PMXL-1, com participação do diretor Fábio Santos. *No período da tarde, houve reunião com a gerência da UTGCA (APSP)* para tratar do planejamento de treinamentos para a equipe de operação da unidade.
Fechando a semana, no sábado (19), o coordenador Márcio André participa do Ciclo de Debates sobre a Revolução Cubana, a partir do pensamento de Florestan Fernandes. A diretoria também estará presente na 14ª edição da Ação Cidadania em Defesa do SUS, no Arraial da Saúde, evento que celebra os 34 anos do Conselho Municipal de Saúde de Santos (CMSS).
Seguimos na luta!