Novo reforço na equipe de Saúde do Trabalhador do Sindipetro-LP: Dr. Arlindo Antonio Almeida Silveira

às segundas e sextas

A partir de 28 de julho, o Sindipetro-LP passa a contar com um novo médico em sua equipe de Saúde: o Dr. Arlindo Antonio Almeida Silveira, profissional com ampla experiência nas áreas de Medicina do Trabalho, Saúde Pública e Saúde Mental. 

Os atendimentos acontecerão às segundas-feiras, das 14 às 18h e às sextas-feiras, das 8h às 12h,  na sede do sindicato, em Santos. Este serviço fará parte do novo programa de cuidado integral da saúde mental e física dos trabalhadores da ativa, aposentados, pensionistas e seus dependentes.

Com mais de 40 anos de atuação, Dr. Arlindo é médico formado pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), com especializações em Psiquiatria Clínica, Saúde Pública (pela ENSP/Fiocruz) e Medicina do Trabalho (pela Santa Casa de São Paulo). Ao longo da carreira, participou de conferências, seminários e capacitações voltados à promoção da saúde do trabalhador e ao enfrentamento de doenças relacionadas ao ambiente de trabalho, incluindo transtornos psíquicos e condições ocupacionais.

Sua trajetória inclui passagens por prefeituras, sindicatos e centros de referência em saúde do trabalhador (CERESTs), atuando sempre com foco em vigilância em saúde, prevenção de agravos e escuta qualificada. 

Com sólida formação técnica e sensibilidade social, Dr. Arlindo chega também para somar ao pioneiro projeto do Sindipetro-LP, o Serviço de Saúde Coletiva do Trabalhador(a) “Valdemar Barbosa do Amaral”, uma iniciativa do sindicato em parceria com pesquisadores de várias entidades, voltada à promoção da saúde preventiva do trabalhador, atuando diretamente nos agentes adoecedores do ambiente de trabalho, assim como na construção de políticas públicas de prevenção. O programa atua em três eixos principais:

* Atenção individualizada, com consultas médicas, escuta psicológica, avaliação de nexo causal e acompanhamento de casos;
* Ações coletivas, como rodas de conversa, campanhas educativas, grupos terapêuticos e atividades de integração;
* Incidência política, com produção de dados epidemiológicos, elaboração de pareceres técnicos e participação em fóruns, conferências e negociações com a Petrobrás e o poder público.

Com a chegada do Dr. Arlindo, o sindicato amplia a capacidade de acolhimento e reforça o compromisso com a saúde dos petroleiros e petroleiras.