A Luta Continua
A luta pela nossa previdência ganha um novo e decisivo capítulo. Após a conclusão dos trabalhos da Comissão Quadripartite, que elaborou uma proposta de novo plano para a Petros, temos agora um caminho viável para apresentar ao Comitê Mediador do TCU. Essa iniciativa visa garantir a possibilidade de uma ampla transação judicial com a direção da Petrobrás — um passo fundamental para assegurar os recursos financeiros necessários para reduzir ou até mesmo eliminar os atuais equacionamentos. A transação busca superar as dificuldades legais e regulatórias que impedem a plena participação das empresas públicas e estatais no custeio de seus planos de previdência complementar, reafirmando o compromisso com o futuro de todos os beneficiários.
Nesse contexto de avanços e desafios, o Sindipetro-LP convoca todos os seus associados para o grande Ato Nacional em Defesa dos Interesses dos Participantes da Petros, que acontecerá no próximo dia 13 de agosto (quarta-feira), a partir das 12h, em frente ao Edifício Senado (Edisen), no Rio de Janeiro.
Esta mobilização é crucial para exigirmos o que é nosso por direito e está sendo organizada pelo Fórum das Entidades em Defesa dos Participantes da Petros – que reúne a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), a Federação Única dos Petroleiros (FUP), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos, na Pesca e nos Portos (Conttmaf), a Federação Nacional das Associações de Aposentados, Pensionistas e Anistiados do Sistema Petrobrás e Petros (Fenaspe) e a Associação dos Mantenedores e Beneficiários da Petros (Ambep).
Não é aceitável que, há mais de uma década, a Petros conviva com déficits que impactam diretamente a vida de milhares de aposentados, aposentadas, pensionistas e futuros beneficiários. A Petrobrás e suas subsidiárias, como copatrocinadoras da Petros, têm a responsabilidade de honrar seus compromissos e equacionar essa dívida histórica. Não é um favor — é uma obrigação!
O Sindipetro-LP, mais uma vez, estará na linha de frente, organizando uma caravana para o ato. O ônibus sairá da sede do Sindicato, em Santos, e da subsede, em São Sebastião, impreterivelmente às 5h da manhã.
A participação de cada um é fundamental para demonstrarmos a força da nossa categoria e a união em defesa da nossa previdência.
Para garantir sua vaga na caravana, os interessados devem se inscrever até as 16h30 do dia 11 de agosto (segunda-feira), na recepção do Sindicato. O telefone para cadastro é (13) 3202-1100 ou pelo WhatsApp (13) 99770-2043. No ato da inscrição, será solicitado o número de matrícula (titular e/ou dependente) e o número do RG. Lembramos que a inscrição é restrita aos associados e dependentes habilitados.
O chamado das federações FNP e FUP une toda a categoria petroleira nesta luta. É imperativo que a Petrobrás e suas subsidiárias cumpram seu papel e paguem o que devem ao fundo dos aposentados e pensionistas. A categoria — em especial aposentados, aposentadas e pensionistas — precisa atender a este chamado e fazer parte deste movimento.