18 a 23 de agosto
A semana da diretoria do Sindipetro-LP foi marcada por uma intensa agenda de reuniões, mobilizações e formações que envolveram tanto o diálogo com a Petrobrás e a Transpetro quanto a participação em espaços de articulação com outros sindicatos e movimentos sociais.
Na segunda-feira (18), o diretor Renato Rodrigues acompanhou a abertura da Auditoria Externa do SPIE Transpetro SP Litoral e concedeu entrevista relacionada ao processo. Também ocorreu a 11ª Reunião Ordinária da CIPLAT P-67, com participação do diretor Cristiano Martins, além de reunião dos diretores liberados. Pela manhã, houve atraso na UTGCA para atualização da categoria sobre o processo de negociação do Plano de Cargos e Salários (PCCS) e a prévia do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).
Na terça-feira (19), teve início o plantão no Aeroporto de Jacarepaguá com o diretor Marcelo Santos. Já os diretores Fábio Santos e Jeová Fragoso participaram da formação para Controle Social no SUS, promovida pelo Ministério da Saúde em Cananéia. No mesmo dia, foi realizada a reunião virtual de início da Campanha Benzeno com a ECO TEC/Transpetro e a reunião híbrida da FNP, que tratou do PCCS e do Conselho Federal dos Técnicos (CFT). A Petrobrás segue sem apresentar propostas concretas para a pauta unificada discutida há meses, mantendo o impasse. A agenda incluiu ainda participação no Fórum Petros e na reunião da Comissão Organizadora do Grito dos Excluídos, com representação do diretor Tiago Nicolini em São Sebastião.
Na quarta-feira (20), além do plantão em Jacarepaguá, os diretores Adaedson Costa, Fábio Mello e Márcio André estiveram no Rio de Janeiro para reuniões com a Petrobrás. Mello, em conjunto com representantes dos sindicatos da construção civil e montagem, cobrou da empresa solução imediata para garantir o pagamento das verbas rescisórias aos trabalhadores e trabalhadoras da LCD. Também aconteceram a Reunião Ordinária da CIPA no Terminal de Cubatão, a continuidade da formação em Cananéia e o acompanhamento de perícia em processo de associado na RPBC.
Na quinta-feira (21), prosseguiram os trabalhos em Jacarepaguá e na UTGCA, além da Reunião Ordinária da CIPA no Terminal de Santos. A diretoria também participou de reunião presencial sobre o modelo híbrido de alimentação (VR/VA).
Já na sexta-feira (22), a agenda incluiu o envio de pauta para o Comitê Local de SMS da UTGCA, a apresentação do resultado final da Auditoria Externa de Manutenção do SPIE da Transpetro e reuniões de informes na RPBC e na Alemoa, que trataram de ACT, PCCS, CFT, PLR 2019, VR/VA, OSAN e da estruturação do setor de Saúde do Sindicato. O dia foi encerrado com a abertura do Seminário em memória dos 30 anos do Massacre de Corumbiara, que seguiu no sábado (23) com atividades ao longo de todo o dia.