Dia 7 de setembro
A diretoria do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista convoca toda a categoria e a população em geral a participarem do 31º Grito dos Excluídos e Excluídas, que será realizado no dia 7 de setembro às 9h na rua da praia em São Sebastião.
O tema da 31ª edição é: “Cuidar da Casa Comum e da Democracia é luta de todo dia”, tendo presente que o tema permanente segue sendo: “A Vida em Primeiro Lugar!”.
O movimento, que acontece tradicionalmente no Dia da Independência, busca dar voz aos grupos marginalizados e discutir questões sociais urgentes, como mudanças climáticas, democracia, economia, renda e trabalho, dívida pública, migração, comunicação e políticas públicas.
Uma das bandeiras do ato é o Plebiscito Popular, que já existe e consulta a população sobre temas centrais: a redução da jornada de trabalho sem diminuição salarial, o fim da escala 6x1 e a implementação de uma tributação justa, com taxação de quem recebe acima de R$ 50 mil por mês e isenção de imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil mensais. A participação no plebiscito pode ser feita presencialmente por meio da urna virtual disponibilizada pelo Sindipetro-LP (clique aqui).
O Sindipetro-LP reforça a importância da organização coletiva e da participação ativa de todos e todas neste momento. O Sindicato marcará presença em São Sebastião, somando forças para fortalecer a luta por direitos, justiça social e democracia. Além de disponibilizar faixas, carro de som e apoio ao evento.
Participe e junte-se a esta mobilização nacional que coloca a vida e os direitos da população em primeiro lugar.
Espaço de luta e não de repressão
No ano passado, durante o ato em São Sebastião (SP), manifestantes foram reprimidos pela Guarda Civil Municipal, com uso de gás de pimenta e prisões arbitrárias. Entre os detidos estavam o diretor do Sindipetro-LP, Tiago Nicolini, e o advogado e portuário Rodolfo Fernandes Martins. Esperamos que neste ano essa situação lamentável não se repita. Esse episódio reforça a importância de garantir que o Grito continue sendo um espaço de luta por melhores condições para o povo brasileiro, defendendo a liberdade de expressão e o direito à manifestação.
