Baixo Efetivo ignorado
Na semana de 18 a 22 de agosto, o Sindipetro-LP participou da auditoria de certificação do Serviço Próprio de Inspeção de Equipamentos (SPIE) na Transpetro SP Litoral. O Sindicato apresentou aos auditores externos uma série de apontamentos que vão desde a falta de efetivo e adicional de sobreaviso até falhas na execução das Recomendações de Inspeção (RIs) e cortes de custos que comprometem a segurança.
Apesar da gravidade das questões levantadas, a auditoria registrou apenas uma observação: a falta de corte de mato em dois tanques em São Sebastião.
O parecer final foi favorável à manutenção do certificado SPIE – algo positivo, pois garante a continuidade de padrões técnicos e operacionais. No entanto, do ponto de vista sindical, o processo foi insatisfatório, já que não tratou com a devida seriedade os riscos concretos enfrentados diariamente pela categoria.
O Sindipetro-LP seguirá cobrando providências e reforça que a certificação só tem real valor quando acompanhada de investimentos e ações efetivas em segurança, capazes de proteger vidas, o meio ambiente e a integridade das operações.