Tragédia na P-79:
O Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista lamenta profundamente o falecimento de Rodrigo Reis Barreto, supervisor de embarcação da Petrobrás, ocorrido nesta quarta-feira (03), no estaleiro Hanwha Ocean, em Geoje, na Coreia do Sul, durante a construção da plataforma P-79. Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (03), a gestão da Petrobrás notificou os representantes do Sindipetro-LP e os demais sindicatos que compõem a FNP sobre a tragédia.
Segundo informações preliminares, extraídas de grupos de petroleiros, o acidente aconteceu durante um teste de carga no sistema de offloading. O guincho, projetado para levantar objetos pesados instalados na parte traseira da embarcação, não suportou o peso e a estrutura colapsou. O petroleiro, que acompanhava a operação, caiu de uma altura aproximada de 10 metros no mar.
Equipes de resgate localizaram Rodrigo e tentaram reanimação, mas infelizmente o óbito foi confirmado. A Petrobrás informou que acionou as autoridades locais, está prestando suporte à família do empregado e que uma comissão de aprendizado será constituída para apurar o caso.
Mais uma vez, temos a triste realidade de um trabalhador que teve sua vida ceifada no exercício da profissão no Sistema Petrobrás. O Sindipetro-LP, juntamente com os sindicatos petroleiros de todo o país, continuará cobrando e levando como prioridade as reivindicações da categoria por mais segurança no trabalho, adoção de medidas preventivas, proteção contra exposição a produtos químicos e mitigação de todos os tipos de riscos que resultam em mortes anunciadas de trabalhadores. Uniforme de trabalhador não pode ser transformado em mortalha.
Nossos sentimentos e solidariedade à família, amigos e colegas de Rodrigo.
Rodrigo Reis Barreto, presente!