Semana da diretoria foi marcada por negociações do ACT, debates sobre saúde e mobilização popular

De 01 a 07 de setembro

A semana começou na segunda-feira (01) com reuniões internas sobre benefícios do sindicato para a categoria e com a ida dos diretores Márcio André, Fábio Mello e Adaedson Costa ao Rio de Janeiro para tratar do ACT com a Petrobrás e a FNP. No fim do dia, diretores estiveram no TEBAR com o Grupo 3, atualizando petroleiros e petroleiras sobre o ACT 2025, o PCCS e outras pautas relevantes. Ainda na segunda, o diretor Fábio Canté participou da reunião do Coletivo Palestina Livre da Baixada Santista.

Na terça-feira (02), as conversas com a base seguiram na Alemoa, com informes sobre a primeira rodada do ACT, PCCS, PLR 2019 e temas de saúde. O dia também foi marcado pela reunião da FNP para alinhamento e, à tarde, pela rodada oficial de negociação com a Petrobrás e subsidiárias, quando a empresa apresentou sua primeira proposta para o ACT. A FNP rejeitou de imediato por ser insuficiente, já que previa apenas reajuste pelo IPCA, mudanças no banco de horas e restrições a direitos sociais. À noite, a diretoria participou da assembleia em São José dos Campos, defendendo a permanência do sindicato na FNP.

Na quarta-feira (03), a diretoria participou de reunião na Fundacentro, em palestra da CANPAT durante a 10ª Semana CapacitaSIT, e esteve com a diretoria da Transpetro para tratar dos valores das contratadas. Ainda dentro da CapacitaSIT, o diretor Fábio Santos participou de uma live sobre segurança e saúde no trabalho, levando a experiência sindical e abordando o trágico acidente que vitimou o petroleiro Rodrigo Reis Barreto, no estaleiro Hanwha Ocean, na Coreia do Sul, durante a construção da P-79. O caso reforça que a segurança exige medidas concretas e enfrentamento das causas estruturais que levam a acidentes fatais.

Na quinta-feira (04), além da primeira ação formativa com Cipas e Ciplats, reuniões no RH local da UTGCA e no GT SMS de prestadores de serviço, o diretor Jeová Fragoso representou o Sindipetro-LP em encontro no Gabinete do Secretário de Saúde de Santos, com participação do Conselho Municipal de Saúde. A pauta foi a preparação do Dia Mundial de Doação de Órgãos, em 27 de setembro, e a ampliação do suporte da Secretaria às ações da Sessão de Captação de Órgãos do município. À noite, a diretoria também esteve em assembleias em São José dos Campos, reforçando a defesa da permanência do sindicato na FNP.

Na sexta-feira (05), a diretoria participou de reunião do departamento jurídico, da apresentação da FNP no programa de ambientação dos novos empregados da Transpetro e, ao final do dia, de reunião sobre o avanço de nível dos funcionários do sindicato. A agenda foi concluída com a reunião híbrida da diretoria liberada.

E no domingo (07), o Sindipetro-LP participa do 31º Grito dos Excluídos e Excluídas, que será realizado em São Sebastião, a partir das 9h, na rua da praia. O ato traz como lema permanente “A Vida em Primeiro Lugar” e, nesta edição, destaca o tema “Cuidar da
Casa Comum e da Democracia é luta de todo dia”. O Sindicato reforça o chamado à categoria e à população para ocupar as ruas em defesa da vida, dos direitos e da democracia, fortalecendo a mobilização popular e o Plebiscito Nacional por justiça social e condições dignas de trabalho.