Sindipetro-LP marca presença no 7 de Setembro, em Santos e no 31ª edição do Grito dos Excluídos em São Sebastião

Plebiscito Popular em pauta

O Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista participou de importantes mobilizações realizadas neste domingo (7). Em Santos, os diretores Fabio Mello e Jeová Fragoso Pessin estiveram no 7 de Setembro de Luta na Baixada Santista, realizado na Estação Cidadania. No centro das reivindicações estiveram a prisão de Bolsonaro e de todos os golpistas, o repúdio à intervenção imperialista de Trump no Brasil, o fim da escala 6x1 e a retomada das ruas como espaço fundamental de ação contra o neofascismo.

Já em São Sebastião, os diretores Tiago Nicolini e Fábio Canté representaram o Sindipetro-LP na 31ª edição do Grito dos Excluídos e Excluídas, realizada na Rua da Praia, logo após o tradicional desfile cívico de 7 de setembro. O tema desta edição foi “Cuidar da Casa Comum e da Democracia é luta de todo dia”, mantendo o tema permanente do movimento: “A Vida em Primeiro Lugar!”. Clique aqui e veja mais fotos

Organizado por movimentos sociais, sindicatos e coletivos locais, o ato reuniu mais de 100 pessoas de forma pacífica, com faixas e cartazes em defesa da democracia, da soberania nacional e dos direitos humanos. Entre os participantes estiveram Sindicaraguatatuba, Sinsprev, Sintricon, POR, PPIR, PT Ilhabela, São Sebastião e Caraguatatuba, PCB, Coletivo Caiçara, MAB, Pastoral da Mulher Marginalizada, Pastoral do Povo de Rua, AAMS, CDA-BS, Parada Autista, Rebelião Ecosocialista, Movimento Tarifa Zero, estudantes da ETEC, Diretório Acadêmico IFSP, Movimento Carga Viva Não e CLV Slan Centro.

Uma das bandeiras do ato foi o Plebiscito Popular, que consulta a população sobre temas centrais como a redução da jornada de trabalho sem diminuição salarial, o fim da escala 6x1 e a implementação de uma tributação justa, com taxação de quem recebe acima de R$ 50 mil por mês e isenção de imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil mensais. A participação no plebiscito pôde ser feita na urna virtual (clique aqui) disponibilizada pelo Sindipetro-LP.

O evento também reforçou pautas específicas, como a condenação à anistia a golpistas e a solidariedade à causa palestina, promovendo a participação popular ativa em debates sobre a realidade política e social do país.