Mobilizações do 7 de Setembro e Assembleias da Campanha Salarial marcam a semana do Sindipetro-LP

de 7 a 13 de setembro

O Sindipetro-LP iniciou a semana participando de importantes mobilizações no dia 7 de setembro. Em Santos, os diretores Fábio Mello e Jeová Fragoso Pessin estiveram presentes no 7 de Setembro de Luta na Baixada Santista, realizado na Estação Cidadania, onde as pautas centrais foram a prisão de Bolsonaro e dos golpistas, o repúdio à intervenção imperialista de Trump no Brasil, o fim da escala 6x1 e a retomada das ruas como espaço fundamental de enfrentamento ao neofascismo. Já em São Sebastião, os diretores Tiago Nicolini e Fábio Canté representaram o Sindicato na 31ª edição do Grito dos Excluídos e Excluídas, realizado na Rua da Praia após o desfile cívico, que neste ano teve como lema “Cuidar da Casa Comum e da Democracia é luta de todo dia”, mantendo o tema permanente do movimento: “A Vida em Primeiro Lugar!”.

Na segunda-feira (8), feriado municipal em Santos, as atividades seguiram normalmente na subsede de São Sebastião. Nesse mesmo dia, ocorreu a 15ª Reunião Ordinária da CIPLAT P-70, com participação do diretor Cristiano Martins das Neves.
A terça-feira (9) foi marcada por uma série de compromissos. Pela manhã, estava prevista reunião híbrida da FNP com o RH da Petrobrás sobre parada de manutenção no refino, que acabou sendo adiada por solicitação da Federação. Nesse mesmo dia, o diretor de Saúde do Sindicato, Jeová Fragoso Pessin, participou do programa Emergência Sindical, trazendo sua experiência também como assessor do Movimento Brasileiro de Luta Contra as Hepatites Virais e conselheiro municipal de saúde de Santos. Ainda na terça, o diretor Célio Silva viajou para Jacarepaguá, para iniciar o plantão no aeroporto e dar atenção aos trabalhadores e trabalhadoras embarcados. O diretor Tiago Nicolini participou de formação popular em direitos para a população atingida de São Sebastião e, à tarde, a diretoria acompanhou reunião híbrida da FNP. O dia foi concluído com reunião da diretoria do Sindipetro Litoral Paulista.

Na quarta-feira (10), além da participação de Célio no aeroporto de Jacarepaguá organizando assembleias para os embarcados, O diretor Fabio Mello e outros dirigentes da FNP, juntamente com os diretores do Sindipetro AL/SE estiveram em Aracaju para reunião com a gestão da Petrobrás sobre a retomada da FAFEN Sergipe, destacando a necessidade de priorizar mão de obra local, estabelecer contratos mais justos e garantir segurança na reativação da unidade. No Litoral Paulista, também aconteceram assembleias nas unidades RPBC, UTGCA e UTE-EZR, que aprovaram por ampla maioria a assembleia permanente, mobilizações, estado de greve e a ratificação da pauta 2025 da FNP. Houve ainda assembleias em Pilões e Alemoa, panfletagem no Edisa e reunião do coletivo Palestina Livre sobre o ato previsto para o dia 13.

Na quinta-feira (11), as assembleias continuaram em diversas unidades, incluindo RPBC, Tebar e Alemoa, além das sedes do Sindicato em Santos e São Sebastião. Novamente, a categoria aprovou estado de greve, mobilizações permanentes e ratificação da pauta da FNP, rejeitando a proposta da Petrobrás, considerada insuficiente por limitar-se à reposição do IPCA, propor aumento elevado no plano de saúde e tentar impor vigência de dois anos para o ACT. Para os petroleiros e petroleiras, a vigência deve ser de apenas um ano, estratégia que mantém a capacidade de pressão da categoria em 2026, ano eleitoral. Também na quinta, houve reunião da CIPA do Terminal de Santos, panfletagem no Edisa, reunião de lições aprendidas da parada na RPBC e encontro da CIPA da UTGCA.

Nesta sexta-feira (12), o diretor do Sindipetro-LP, Adaedson Costa, participou, junto com outros membros do Fórum em Defesa das Entidades, de reunião com a diretora Executiva de Assuntos Corporativos da Petrobrás, Clarice Coppetti, e com o diretor Executivo Financeiro e de Relacionamento com Investidores, Fernando Melgarejo. Além desse compromisso, a agenda foi encerrada com atividades no aeroporto de Jacarepaguá, reunião na RPBC para tratar de custos detalhados da alimentação e reunião dos diretores liberados. 

Neste sábado, 13 de setembro, às 15h, na Estação Cidadania, em Santos, o Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista estará presente na manifestação em apoio à Palestina e à Flotilha Global Sumud. O evento acontecerá a partir das 15h, na Estação Cidadania, em um ato de solidariedade contra o genocídio palestino e a favor da ajuda humanitária que tenta furar o cerco imposto por Israel a Gaza.