Petros
As eleições para o Comitê Consultivo dos Planos de Benefícios (COMCOB) da Petros tiveram início em 11 de setembro, com a divulgação oficial das duplas candidatas pela Comissão Eleitoral. O processo integra o programa “Petros Mais Perto de Você”, que tem como objetivo ampliar a comunicação, a transparência e o relacionamento com participantes e demais públicos da Fundação.
Neste ano, haverá votação apenas para os planos PPSP-R, PPSP-NR e PP-2. Já os planos PPSP-R Pré-70, PPSP-NR Pré-70, PP-3 e Misto Sanasa tiveram apenas uma dupla inscrita, automaticamente eleita conforme o regulamento eleitoral. O período eleitoral está previsto para acontecer entre os dias 13 e 27 de outubro.
O Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista manifesta apoio à Chapa Diálogo e Ação e às seguintes candidaturas:
- Dupla 71 - Valnísio Hoffmann (titular) e Fabio Augusto Canté Lopes (suplente), para a vaga no PP-2;
Programa de trabalho da dupla: Defesa dos direitos: impedir retirada de benefícios e manter planos sustentáveis. Transparência: garantir clareza na gestão e relatórios acessíveis. Fiscalização: acompanhar decisões e cobrar prestação de contas. Participação: diálogo ativo com participantes e assistidos. Educação: incentivar formação e informação previdenciária. Atuação técnica e sindical: compromisso com sustentabilidade e valorização.
Valnísio Hoffmann: Profissional com experiência sólida na Petrobras desde 2006 como Técnico de Operação e Fiscal Portuário. Formação superior em Ciências e Química, com pós-graduação em Gestão Escolar e Supervisão. Forte atuação em segurança, eficiência operacional e trabalho em equipe. Experiência como Professor e Coordenador no Colégio Nossa Senhora do Carmo (1997–2004) e Coordenador do Sindipetro-ES (2019–2025). Formação Acadêmica • Curso Superior em Ciências • Curso Superior em Química • Pós-graduação em Gestão Escolar e Supervisão Experiência Profissional Petrobras – Técnico de Operação (2006–atual) Colégio N. Sra. do Carmo – Professor/Coordenador (1997–2004) Sindipetro-ES – Coordenador (2019–2025).
Fabio Augusto Canté Lopes: Engenheiro mecânico de formação, graduado pela UF/PA em 2004, e técnico em Automação e Controle pelo CEFET-PA em 2001, iniciou seu doutorado (ainda incompleto) na Unicamp. Ingressou na Petrobras em 2008, na função de engenheiro de petróleo, área na qual possui especialização em Engenharia de Poço reconhecida pelo MEC. Desde o início de sua carreira, atuou na área de poços, tendo trabalhado na BOGPM (Província Petrolífera de Urucu, no estado do Amazonas). A partir de maio de 2017, passou a atuar no pré-sal da Bacia de Santos, no EDISA, em razão de um curso de especialização realizado pela Petrobras em 2011, no Rio de Janeiro, na área de Perfuração Direcional.
- Dupla 92 - Domingos Ribeiro da Silva Filho (titular) e Marco Aurélio Lucas da Silva (suplente), da , para a vaga do PPSP-NR.
Programa de trabalho da dupla: Criar canais diretos com a base do plano; criar grupo técnico com assessoria especializada; acompanhar de perto o fim dos PEDs, informando cada etapa do processo; supervisão da política de investimentos; análise da rentabilidade, dos riscos; esclarecer as regras de empréstimos; avaliar de forma crítica as despesas administrativas do plano; buscar informações em ações judiciais; garantir transparência nas ações; colaborar com conselheiros fiscais e consultivos.
Domingos Ribeiro da Silva Filho: É aposentado, tendo trabalhado na Petrobras de 1979 a 2015, nas seguintes atividades: Observador Geofísico (1979–1987); Técnico de Geofísico II (1991); Técnico de Exploração de Petróleo III (1998); Técnico de Estabilidade de Plataforma (2003); Técnico de Exploração Sênior (2007); e Sala de Controle URUCU (UO-AM/ATP-U/OPM). Tem formação em Técnico em Eletrônica, ETFPA, 1975; Técnico em Segurança do Trabalho, CESEP, 2001; Operador de Lastro, Petrobras, 2003; e Projetos Econômicos, UNAMA, 2008. Atua no Fórum Petros, buscando soluções para os planos PPSP-R e NR, visando equilíbrio e qualidade. Objetivo: Atuar na gestão, defendendo interesses dos participantes da Petros.
Marco Aurélio Lucas da Silva: Formado em Técnico em Eletrotécnica, pelo Colégio João Batista de Matos, 1979; graduado em Direito, pela Fac. Brasileira de Ciências Jurídicas, 2001; Pós-graduado em Docência no Ensino Superior, pela Univ. Candido Mendes, 2003; Pós-graduado em Energia Fotovoltaica, pela Facuminas, 2023. Atuou como Eletricista na Petrobras de 1980 a 2024; foi Pres. do Sindicato Eletricistas Marinha Mercante de 1999 a 2002; Dir. Procurador, Sind. Oficiais Marinha Mercante de 2002 até o momento; Dir. Suplente, CONTTMAF; Dir. Suplente, Fed. Trab. Transportes Aquaviários. Participa do Fórum Participantes Petros; é Membro GT Petros; e da Comissão Quadripartite PPSP.
O papel do COMCOB
De caráter consultivo, o COMCOB tem como finalidade ampliar a transparência na gestão dos planos administrados pela Petros. O colegiado é formado por representantes dos participantes (ativos e assistidos) e das patrocinadoras, que se reúnem periodicamente para analisar e debater pontos fundamentais, como: resultados de investimentos realizados; avaliações atuariais; custeio administrativo e eventuais reformas e alterações nos regulamentos.
Além de acompanhar a gestão, os integrantes poderão propor ações de melhoria a serem analisadas pelas instâncias de governança da Petros. Os membros não recebem remuneração pelo cargo e cada plano contará com um comitê específico.
O período de votação está previsto para ocorrer entre 13 e 27 de outubro. Cada participante poderá votar nos candidatos referentes ao comitê do seu plano. Já aqueles inscritos em mais de um plano terão direito a votar nos comitês de todos em que estiverem cadastrados.
Com o apoio declarado às candidaturas, o Sindipetro-LP reforça seu compromisso com a defesa dos interesses da categoria petroleira e com a busca por maior transparência e participação na gestão dos planos Petros.
Com informações Petros