Semana de mobilização sindical: protestos, reuniões no Nordeste e negociações do ACT 2025-2026

de 21 a 26 de setembro

No domingo (21), a diretoria do Sindipetro-LP, junto com trabalhadores e trabalhadoras da ativa, aposentados e pensionistas, participou do protesto realizado em Santos, na Estação Cidadania. O ato reuniu milhares de pessoas em todo o país contra a chamada PEC da Blindagem – apelidada pelo diretor Fábio Mello de “PEC da Frozen”, em referência à música “Livre Estou”. A proposta, aprovada pela Câmara, dificulta a abertura de processos criminais contra parlamentares, o que gerou forte reação da sociedade civil.

Na segunda-feira (22), ocorreram perícias relacionadas ao processo de aposentadoria especial e o envio da pauta para a reunião da Comissão Local de RH/SMS da UN-BS. Também foi iniciada a viagem da delegação formada pelo coordenador Márcio André e pelos diretores Marcelo Santos, Adaedson Costa e Tiago Nicolini para Maceió (AL).

Na terça-feira (23), a diretoria participou da reunião da FNP, com presença de Adaedson, Márcio André, Marcelo, Mello e Nicolini, além da participação remota de Cláudia Reis, Masuzzo, Célio Silva e Fábio Santos. No mesmo dia, aconteceu a reunião ordinária da CIPLAT P-66. A agenda incluiu ainda o deslocamento da delegação de Maceió para Aracaju (SE).

Na quarta-feira (24), a comitiva de diretores do Sindipetro-LP esteve em Aracaju, junto com a diretoria da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), para dar continuidade às reuniões no Nordeste e debater os rumos do ACT 2025-2026. Durante o encontro, os dirigentes discutiram a situação dos trabalhadores contratados, a retomada das atividades da Fafen/SE e a importância de que a operação seja realizada também por empregados próprios. Foram dois dias de intensa mobilização e proximidade com a base, passando também por Maceió, em um movimento que fortalece a organização da FNP.

Na quinta-feira (25), o Sindipetro-LP e FNP se reuniu com o RH da Petrobrás no Edisen, no Rio de Janeiro, para tratar de segurança, meio ambiente e saúde (SMS), no contexto das negociações do ACT 2025-2026. Mais uma vez, nenhuma proposta ou novidade foi apresentada em relação à pauta protocolada pela federação em julho. Os dirigentes, no entanto, reforçaram as reivindicações e cobraram providências urgentes, sobretudo sobre segurança e direitos dos empregados próprios e terceirizados. Ainda na quinta, a subsede recebeu rescisões presenciais do ACT 2025 e, em Santos, o diretor Jeová Fragoso representou o sindicato na palestra do Setembro Verde promovida pela ASTAIPE.

Na sexta-feira (26), a diretoria do Sindipetro-LP da FNP participou de reunião com a ISC sobre o ACT 2025 e, em paralelo, o diretor Adaedson Costa acompanhou o Fórum Petros. O diretor Márcio André participou ainda do GT de SMS dos prestadores de serviço. Encerrando a semana, haverá participação na reunião híbrida do Coletivo Palestina Livre da Baixada Santista, com representação de Fábio Canté.