Semana de 5 a 10 de outubro de 2025
O domingo, 5 de outubro, foi marcado por um grande ato em defesa da Palestina, realizado na Praça das Bandeiras, em Santos. Organizado pelo Coletivo Palestina Livre da Baixada Santista, o evento contou com a participação direta do Sindipetro-LP, que disponibilizou seu caminhão de som e teve a presença de representantes da diretoria. O ato, que reuniu um público expressivo por cerca de quatro horas, teve como principal objetivo denunciar o sequestro e aprisionamento de 13 ativistas brasileiros que integravam a Global Sumud Flotilla — uma frotilha composta por mais de 50 embarcações e milhares de participantes de 44 países, em solidariedade ao povo palestino.
Na segunda-feira (6), o sindicato participou da primeira reunião da Comissão Especial de Inquérito (CEI) realizada em Cubatão, que tem o papel fundamental de cobrar da Petrobrás maior responsabilidade na contratação de empresas prestadoras de serviço. A iniciativa busca enfrentar os recorrentes casos de trabalhadores e trabalhadoras prejudicados por empresas terceirizadas que não pagaram salários e verbas rescisórias — um problema que evidencia falhas graves no modelo de terceirização.
Na terça-feira (7), a entidade deu início ao plantão semanal no aeroporto de Jacarepaguá (RJ) e participou de reuniões da FNP e da CIPLAT da P-66, reforçando o trabalho de articulação nacional e de base.
A quarta-feira (8) foi marcada por reunião de alinhamento referente à audiência trabalhista sobre o pagamento de horas extras no TEBAR, parte das ações coletivas conduzidas pelo sindicato em defesa dos direitos da categoria.
Na quinta-feira (9), o sindicato atuou como preposto em audiência trabalhista sobre diferenças de percentual de horas extras pagas pela Transpetro, em São Sebastião. Também houve reuniões ordinárias da CIPA nos terminais de Pilões (Cubatão) e Santos, além de reunião híbrida sobre a previsão orçamentária com a diretoria financeira.
Na RPBC, representantes acompanharam o sorteio de GHE (Grupo Homogêneo de Exposição), parte da campanha de avaliação de agentes químicos e ruído.
Encerrando a semana, na sexta-feira (10), foi concluído o plantão no aeroporto de Jacarepaguá e realizada reunião de liberados, com foco na organização da mobilização do dia 14 de outubro e nas reuniões com a Petrobrás sobre a segunda proposta de ACT, marcada para o dia 16 de outubro.