Farra das gatas
Nesta quinta-feira (23), o Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista esteve presente no Tebar, em São Sebastião, para prestar apoio aos trabalhadores e trabalhadoras da Leap que realizaram um ato em protesto contra o atraso no pagamento do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) firmado no dia 4 de setembro.
O contrato com a "gata" é conhecido como MEICP (mecânica, elétrica, instrumentação, caldeiraria e pintura), é responsável pela manutenção industrial do Terminal da Transpetro em São Sebastião. Apesar de a data-base ser 1º de maio, os empregados ainda não receberam o reajuste salarial previsto em acordo. Já são cinco meses de descaso e enrolação, enquanto a empresa tenta jogar a responsabilidade no Sintricom, sindicato da categoria, alegando que o atraso no fechamento do ACT seria o motivo da pendência — uma manobra para ganhar tempo e não pagar o que é de direito.
A situação é vergonhosa poque além de não pagar o reajuste, a empresa tenta enganar os trabalhadores com esse jogo de empurra, quando o que deveria fazer era cumprir imediatamente o que foi acordado.
A mobilização, fruto da união e da consciência de classe dos trabalhadores com o apoio do Sindipetro-LP, resultou em uma reunião com representantes da empresa e com a fiscalização da Transpetro para buscar uma solução definitiva.
O Sindipetro-LP reafirma seu compromisso com a luta das trabalhadoras e trabalhadores contratados, que seguem enfrentando calotes, atrasos e a precarização das condições de trabalho dentro do sistema Petrobrás. O Sindicato seguirá denunciando e apoiando a categoria até que todos os direitos sejam respeitados e o pagamento do reajuste seja efetivado.
