Dia 28 de janeiro
O Departamento de Aposentados e Pensionistas do Sindipetro-LP (DAP) convida aposentados, aposentadas e pensionistas para a reunião mensal, realizada sempre na última quarta-feira do mês. Em janeiro, o encontro será no dia 28, a partir das 15h, na sede do Sindipetro-LP em Santos, com transmissão por videoconferência para a subsede, em São Sebastião.
Nesta reunião, o Sindicato vai apresentar o projeto “Bem Viver”, desenvolvido em parceria com a Unifesp desde 2025, realizado por meio de um estágio com alunos e alunas de Terapia Ocupacional da universidade, que acontece no Sindipetro-LP com aposentados e aposentadas. As atividades são realizadas nas quartas-feiras à tarde e, para explicar melhor a proposta e orientar quem tiver interesse em participar, a professora responsável pelo estágio foi convidada para a reunião do dia 28, para comentar os detalhes, esclarecer dúvidas e orientar os próximos passos.
O “Bem Viver” reúne atividades voltadas ao bem-estar, à saúde e a novas possibilidades de cuidado e convivência. No primeiro semestre de 2026, estão previstos cinco encontros coletivos, com duração de 1h30 cada, realizados nas quartas-feiras à tarde.
Além da apresentação do projeto, a diretoria vai tirar dúvidas sobre ações em andamento e fazer um informe sobre a campanha do Acordo Coletivo e o desfecho das mobilizações. Entre esses pontos, será destacado o peso da vigília realizada no Rio de Janeiro por aposentados, aposentadas e pensionistas, decisiva para arrancar compromissos e registrar avanços no ACT, ainda que aquém do necessário: a garantia de que não será cobrado o custo administrativo da APS para quem tem mais de 60 anos; a quitação do saldo devedor em caso de falecimento do titular; a formalização de um fundo de custeio, com continuidade da cobrança de 2% sobre a renda variável; e um termo de compromisso da empresa com a busca de solução para os PEDs.
O recado é direto: existe orientação do próprio governo e uma pressão crescente do mercado para reduzir e até eliminar custos pós-emprego. Por isso, a participação ativa de todos na organização coletiva de nossas lutas importa.
Ao final da reunião, haverá também a comemoração dos aniversariantes do mês.
Diante disso, fica o convite do Sindipetro-LP para a primeira reunião mensal do DAP do ano.
