Sindipetro-LP acompanha apresentação da Transpetro sobre investimentos e projetos para o Terminal de Santos

Ampliação e a modernização com efetivo

A diretoria do Sindipetro-LP participou nesta quarta-feira (19) de uma reunião com a Transpetro para acompanhar a apresentação, solicitada anteriormente pelo Sindicato, sobre o planejamento de investimentos e os projetos previstos para o Terminal de Santos.

A atividade contou com a participação dos diretores liberados que atuam na região de Santos e teve como objetivo conhecer as iniciativas previstas para modernização, ampliação e adequação das instalações do terminal, além de discutir os possíveis impactos dessas mudanças sobre os trabalhadores.

Entre os projetos apresentados pela empresa estão melhorias no sistema dos corredores operacionais e nos alinhamentos; adequações na EMED de escuros, no duto A8; cobertura do S.A.O.; desmontagem do pórtico na captação; adequação do sistema de drenagem da trincheira do TDC; modernização dos píeres de barcaças; melhorias no Píer 1 para abastecimento de navios por duto; fornecimento de bunker por duto nos Píeres 3 e 4; modernização do sistema de CFTV e adequações relacionadas ao ISPS Code; projeto Biobunker; além da implantação de novos píeres.

A Transpetro também apresentou a perspectiva de ampliação das operações com barcaças próprias da companhia, que deverão contar com uma equipe de apoio.

Segundo a apresentação, os projetos fazem parte de um processo de ampliação e modernização da estrutura do Terminal de Santos, com uma estimativa de investimentos de US$ 220 milhões, conforme informado pela empresa durante a reunião.

Para o Sindipetro-LP, porém, a discussão não se encerra nos investimentos em infraestrutura. A ampliação e a modernização das operações precisam vir acompanhadas de dimensionamento adequado do efetivo, organização segura do trabalho e estrutura compatível com as novas demandas do terminal.

Por isso, o Sindicato considera fundamental acompanhar os projetos desde o início, avaliando seus impactos sobre as condições de trabalho, o SMS, a segurança operacional, a organização das atividades e a necessidade de novas equipes para atender ao aumento das operações.

A apresentação ocorre em um momento de novas perspectivas para o Terminal de Santos. A estrutura atualmente operada pela Transpetro tem papel importante na movimentação e transferência de derivados, no abastecimento de navios com bunker e na conexão por dutos com outras instalações do Sistema Petrobrás na Baixada Santista.

O Sindipetro-LP seguirá acompanhando a implantação dos projetos e cobrando da Transpetro informações e participação da representação dos trabalhadores sempre que as mudanças puderem afetar o efetivo, as condições de trabalho, o SMS e a segurança das operações.