Trabalhadores e comunidade retiram cerca de 300 kg de lixo em mutirão pela preservação ambiental

Caraguatatuba

No último sábado (19), a força de trabalho da Unidade de Tratamento de Gàs Monteiro Lobato (UTGCA), a Diretoria do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista e moradores do Jardim Britânia transformaram o Dia Mundial de Limpeza em uma demonstração de mobilização social e consciência ecológica. 

A ação integrou o projeto socioambiental "Juntos pelo Bairro Limpo", nascido da organização comunitária dentro do Programa de Educação Ambiental (PEA) da unidade.

Mesmo com o tempo nublado, a ação reuniu 51 voluntários — entre petroleiros, moradores locais, ambientalistas e turistas. Divididos em equipes, os participantes cobriram cerca de 1 km de faixa de areia (uma área de 11 mil m²), resultando na coleta e pesagem de 295 kg de resíduos retirados das proximidades do Quiosque Açaidera.

Organização pela base
A ideia do mutirão surgiu de forma participativa durante uma Oficina de Organização Social do PEA UTGCA. A partir da demanda dos moradores pela preservação e melhoria da área, a ação começou a ser planejada e articulou uma rede de apoio que envolveu a comunidade, o Programa de Voluntariado da Petrobras, a Prefeitura de Caraguatatuba, a SABESP, o Guardião da Costeira, a ONG Maré Sustentável, a Secretaria de Meio Ambiente e Pesca e a Associação de Moradores (AMBRI).

Para o diretor do Sindipetro-LP, Tiago Nicolini, a atividade reforça a importância de integrar a categoria petroleira às pautas sociais e ambientais da região. "A participação do Sindicato reafirma que a nossa luta vai além do chão de fábrica. Apoiar o PEA e estar junto aos moradores do entorno da UTGCA é fundamental para fortalecer a organização popular e debater a preservação do nosso território de forma concreta", destacou o dirigente.

O lixo recolhido serviu de alerta e reflexão sobre os impactos do descarte inadequado e a necessidade de responsabilidade coletiva pela conservação das praias. O sucesso da ação marcou um avanço na organização popular, transformando os debates do PEA em uma atividade prática com resultados mensuráveis para o bairro.