Federações de petroleiros realizam ato contra venda do refino na Refap (RS)

Luta conjunta!

Nesta quarta-feira (17), em mais um dia de luta unificada contra a privatização das refinarias do Sistema Petrobrás, a diretoria do Sindipetro-LP, da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) e Federação Única dos Petroleiros (FUP), estão mobilizados na Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), em Canoas, no Rio Grande do Sul.

A unidade integra um pacote de oito refinarias que serão vendidas pelo governo atual e entregue ao capital estrangeiro. O governo espera "lucrar" até US$ 2,5 bilhões com a venda. Porém, somente em 2017, a refinaria faturou mais de US$ 490 milhões líquidos (cerca de R$ 1,8 bilhões).

A Petrobrás continua usando como meta vender suas unidades pelo equivalente a cinco anos de seu lucro líquido. É um assalto aos cofres públicos. Enquanto estatal, os lucros da unidade ficariam no país, gerando empregos, investido em tecnologias, ampliação do parque de refino. Com a privatização todo o lucro irá para as empresas matrizes no exterior que garfarem esse tesouro nacional.

Os primeiros passos para barrar a privatização das refinarias foram dados. Os petroleiros estão se mobilizando nacionalmente, começando por rejeitarem a proposta da Petrobrás para o Acordo Coletivo (ACT). No Litoral Paulista, a categoria foi enfática ao votar contra a proposta da empresa. O mesmo tem se repetido em todos os sindipetros do país.

Além da Alberto Pasqualini estão na mira do governo as refinarias: Abreu e Lima (RNEST, Pernambuco), Unidade de Industrialização do Xisto (SIX, no Paraná), Landulpho Alves (RLAM, Bahia), Gabriel Passos (REGAP, MG), Refinaria Presidente Getúlio Vargas (REPAR, Paraná), Isaac Sabbá (REMAN, AM) e Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (Lubnor) e os ativos logísticos integrados.

Vamos lutar contra a venda de ativos da Petrobrás, pois de outra forma a privatização representará, assim como foi na Usiminas, Vale, e demais empresas públicas entregues, desemprego, desmonte da indústria nacional e fim da soberania nacional.

Estamos em luta!