Sindipetro-LP completa uma semana de greve com Ato na RPBC nesta sexta

Quadro Nacional 13.02

Na Baixada Santista, a principal atividade nesta sexta será o Ato Unificado de Greve em Cubatão, na RPBC, a partir das 7 horas, na portaria 1

Segue forte a greve nacional dos petroleiros, que completou treze dias de mobilização. No total, são 113 unidades com a categoria de braços cruzados, representando mais de 20 mil petroleiros mobilizados. Nesta quinta-feira (13), o destaque ficou por conta de uma ação nacional do movimento sindical petroleiro: a venda de gás de cozinha à população com preços justos (leia mais aqui). Com isso, o boicote imposto pela grande imprensa à luta dos trabalhadores da Petrobrás foi parcialmente furado.

No Litoral Paulista, além da venda de botijão de gás em Santos e São Sebastião, o dia foi de manutenção da greve nas 11 unidades que aderiram ao movimento. Na Baixada Santista foi realizado novo Ato Unitário, dessa vez no Terminal Transpetro Pilões, em Cubatão. Mais uma vez, grevistas de outras bases compareceram à atividade, demonstrando que greve se faz na porta da unidade e não em casa. Além disso, se integraram à mobilização petroleiros e petroleiras terceirizados do terminal, repetindo o que ocorreu no Terminal Transpetro Alemoa, na última quinta (12). Confira como foi o ato no vídeo abaixo:

No litoral Norte, junto com a venda de gás para a população, foi realizado ato no Terminal Almirante Barroso (Tebar), em São Sebastião, onde a operação está sendo feita com apenas 40% da sua capacidade. A queda é reflexo direto da forte greve nacional que atinge plataformas, terminais e refinarias espalhados em 13 estados do país.

Nesta sexta-feira (14), as bases do Litoral Paulista completam uma semana de greve. Na Baixada Santista, a principal atividade será o Ato Unificado de Greve em Cubatão, na RPBC, a partir das 7 horas, na portaria 1. Dessa vez, a convocação não se restringe aos petroleiros e petroleiras em greve. Se destina também àqueles que ainda não se somaram à luta, assim como a toda família petroleira. A orientação é que cada trabalhador e trabalhadora petroleira leve à porta da refinaria esposas, maridos e filhos. Confira abaixo a convocação feita por Adaedson Costa, coordenador-geral do Sindipetro-LP:

Buscando ampliar a solidariedade e apoio da população, o Sindicato também vem reforçando o convite para que todos os ativistas, organizações políticas e sindicais, movimentos sociais e estudantis da região participem da atividade.

A greve nacional petroleira segue resistindo às arbitrariedades da gestão da Petrobrás e criminalização do Judiciário. Nossa luta é contra as mil demissões na Fafen-PR, que descumpre o nosso acordo coletivo, e contra a atual político de paridade com o mercado internacional para o valor dos combustíveis e gás de cozinha.

Vamos dar um basta!

Confira o quadro nacional

Quadro nacional da greve – 13/02

53 plataformas