Tebar escolhe nova tabela do turno de 8 horas em assembleias a partir do dia 25

Envie sua proposta de tabela até o dia 24

Na próxima segunda-feira (25) os trabalhadores de turno do Tebar serão consultados em assembleia para escolha da nova tabela de turno de 8 horas. Serão avaliadas as propostas de turnos de 8 horas sugeridas pelos trabalhadores e pela própria empresa, recebidas durante o pleito no ano passado. A diretoria também irá receber até o dia 24 (domingo) novas sugestões de tabelas. Os interessados em contribuir com mais tabelas devem enviá-las para o diretor Márcio André, por whataspp, para o número (12) 98104-8260. Veja as 18 tabelas para votação aqui.

Como serão as votações
Votos presenciais: grupos de turno e administrativo das áreas operacionais terrestres: Todos os trabalhadores da ativa das áreas operacionais de terra que estão trabalhando normalmente as assembleias serão na porta das unidades. Elas serão realizadas com o administrativo e todos os grupos de turno.

Votação eletrônica: Basta acessar link, fazer cadastro e votar. A votação será liberada a partir da 0h (zero hora) do dia 25 de janeiro. A Petrobrás encaminhou a listagem dos trabalhadores e trabalhadoras das nossas bases para verificarmos o cadastro de votação. Se o petroleiro ou petroleira não estiver nessa lista não poderá votar porque o sistema não habilita a votação. A votação acontece até às 23h59 do dia 05 de fevereiro. Após esse período, os votos não serão computados.

As assembleias acontecem de 25 de janeiro até 5 de fevereiro.

Após as assembleias, havendo empate de duas ou mais tabelas de 8 horas, haverá segundo turno entre as escolhidas, uma vez que todas as possibilidades de escolha são inéditas e diferentes da tabela que era praticada por décadas no Tebar e que fora excluída por gerar passivo.

Lembrando que a decisão pela nova tabela de turno do Tebar passou por duas consultas com a categoria. Na primeira, realizada a partir do dia 5 de novembro de 2020, os petroleiros foram consultados para escolher turnos de 8 ou 12 horas, o que resultou em empate, com 25 votos para ambas as propostas. O empate foi avaliado pelo jurídico do Sindipetro-LP que explicou que no direito coletivo do trabalho, assembleia empatada tem como efeito a rejeição da proposta, tendo em vista que para uma proposta ser aprovada é necessário o voto de 50% mais 01 dos presentes.

Mesmo após o parecer do jurídico afirmar o turno de 8 horas, abrimos mais um período de consulta para que qualquer trabalhador que se posicionou contra, a favor ou se absteve na votação anterior mudasse o voto, o que foi encerrado no dia 07 de dezembro, sem nenhuma manifestação pelo aumento do turno para 12 horas.

Participe das assembleias!