Mobilização dos trabalhadores de Mexilhão garante testagem a bordo e desembarque da plataforma

Só luta muda a vida!

Com a mobilização dos trabalhadores próprios e terceirizados da plataforma de Mexilhão, iniciada na manhã de terça-feira (18), contra os casos de covid a bordo, e falta de desembarque dos infectados e pessoas que tiveram contato com os positivados, simplesmente apareceram testes rápidos (antígenos), aos quais todos os contactantes foram submetidos e, por sorte, com todos os resultados dando negativo.

No mesmo dia da mobilização em Mexilhão, à tarde, a diretoria do Sindipetro-LP esteve reunida com o RH da UO-BS, em contato com o RH coorporativo, exigindo um plano de desembarque imediato desse trabalhadores, uma vez que muitos estão há mais de 20 dias embarcados, causando apreensão entre os trabalhadores e contrariando a liminar conquistada pela FNP que estabelece 15 dias embarcados, sob pena de multa.

Nesta quarta, conforme havíamos cobrado, os trabalhadores com covid-19 e os contactantes foram, finalmente desembarcados da plataforma. A ação em Mexilhão desencadeou um efeito dominó e outras plataformas também liberaram os ocupantes que já deviam ter desembarcado, além dos com testagem positiva e contactantes.

O Sindipetro-LP e os trabalhadores sempre exigiram a testagem a bordo e no desembarque, mas a política de reduzir custos para gerar lucro foi a adotada pela atual gestão da empresa, gerando um clima de insegurança que dura desde que a pandemia começou.

O simples fato de a testagem ser efetuada causou uma sensação de segurança e conforto aos trabalhadores a abordo, que há dias estavam preocupados com os casos de covid na plataforma, solução que já poderia ter sido implementada em todo Sistema Petrobrás há muito tempo. Isso só foi possível graças à mobilização dos trabalhadores de Mexilhão, que decidiram cruzar os braços até que recebessem uma reposta que resolvesse o problema.

Parabéns aos trabalhadores de Mexilhão, que exerceram seu poder de mobilização e que graças a isso conseguiram um fato inédito, o qual proporcionou bem-estar aos trabalhadores e maior segurança.

Cabe agora a Petrobrás efetuar o desembarque de todos os trabalhadores que cumpriram suas escalas e realizar o mesmo procedimento de testagem em todas as plataformas denunciadas em nossas matérias.

Seguimos em luta!