Assembleia no Litoral Paulista aprova assinatura do termo para aplicação de reajuste do teto 1 RG da Petros

Votação continua nas bases da FNP e FUP

A categoria presente nesta quarta-feira (2) na assembleia realizada presencialmente na sede e subsede e por videoconferência, votou autorizando que o Sindipetro-LP assine o termo de compromisso para reajuste do teto 1 RG dos assistido não repactuados, que entraram na Petros até 17 de abril de 1982.  O termo (clique aqui e veja termo e minuta) estabelece reajuste salarial dos assistidos que ficaram sem reposição desde 2019.

A assembleia foi realizada com a presença do advogado do Sindipetro-LP, Marcus Coelho, presente para dar o parecer do jurídico, que é favorável ao termo, pois atende o que foi pedido na ação aberta pelo sindicato. A ação pede o reajuste, conforme recebido pelos petroleiros da ativa no anos 2019 (2,3%) e 2021 (10,42%). Quanto ao ano de 2020 não haverá reposição, visto que os trabalhadores da ativa tiveram reajuste zero. O jurídico também tirou dúvidas dos presentes sobre o termo e minuta apresentada. Dos presentes, 16 votaram a favor da assinatura, 10 se abstiveram, com declaração de voto coletivo. Não houve votos contrários.

O reajuste referente ao ano de 2022 não foi incluído na minuta, pois a Petros está estudando uma solução que será apresentada posteriormente. O fato é que com a assinatura do referido termo, os impactados que ficaram sem os ajustes durante esse período terão agora o problema solucionado.

O Sindipetro-LP realizou duas lives com a participação do advogado Marcus Coelho e do secretário geral da FNP, Adaedson Costa, nos dias 20 e 26 (assista aqui) e setorial com os petroleiros do LP no dia 27 de janeiro.

As assembleias para aceitação do termo continuam nas bases da FNP até o final da próxima semana e da FUP até o final e fevereiro.