Semana da diretoria teve reunião sobre ACT com a Petrobrás, mobilização dos petroleiros contratados e mais

De 11 a 15 de setembro

A semana da diretoria do Sindipetro-LP foi de negociação com a empresa, que apresentou sua primeira proposta para o acordo coletivo dos petroleiros, e teve diversas outras sobre outros assuntos, começando na segunda-feira (11), com reunião de diretoria do sindicato.

Na terça-feira, 12, um momento crucial se desenrolou com a apresentação da primeira proposta da empresa. A Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), após mais de seis horas de discussões, finalmente recebeu a proposta da Petrobrás, referente ao Acordo Coletivo de Trabalho para os anos 2023-2024. Apesar das expectativas, fomos surpreendidos por uma proposta fraca, que não condiz em nada com a luta que a categoria teve contra a privatização, que manteve, apesar dos ataques do governo Bolsonaro, a Petrobrás estatal. Saiba mais aqui. No mesmo dia, terça-feira, ocorreu uma reunião com o Engenheiro de Segurança do PGR/PPRA, na UTE Euzébio Rocha.

Já na quarta-feira (13), os diretores do Sindipetro-LP, em conjunto com representantes da FNP e FUP, se reuniram para analisar detalhadamente a proposta da empresa e deliberar sobre ações conjuntas com a categoria.

Na quinta-feira (14), a diretoria se reuniu com os dirigentes da FNP, para definir um calendário de assembleias para deliberar sobre a proposta de ACT da empresa. A FNP decidiu realizar assembleias com o indicativo de rejeição da proposta. Para os trabalhadores do LP, a assembleia presencial está agendada para a próxima quarta-feira (20), enquanto os trabalhadores que estiverem em trabalho de turno terão assembleias na portaria das unidades, nos dias 19 e 20, assim como os trabalhadores embarcados nas plataformas.

Ainda na quinta, a diretoria do Sindipetro-LP, que integra a União Sindical de Cubatão, realizou uma assembleia com os trabalhadores da C3, empresa que presta serviços na Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão. Após seis longos anos de luta, foi conquistada a implementação definitiva da tabela unificada de salários. Essa vitória só foi possível graças ao esforço dos sindicatos, Associação dos Trabalhadores Desempregados de Cubatão e, principalmente, à organização e mobilização da força de trabalho.

A quinta-feira também foi marcada pelo envolvimento da diretoria do sindicato na 3ª Reunião Ordinária de CIPLAT da P-69. Além disso, no litoral norte, a diretoria do sindicato acompanhou de perto a votação para a eleição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Terminal de São Sebastião (Tebar). A eleição para preenchimento das vagas na CIPA do Tebar vai até o dia 17 de setembro.

Nesta sexta-feira (15), pela manhã, a diretoria esteve apoiando a mobilização do Sindicato dos Metalúrgicos, na Usiminas, que está em período de campanha reivindicatória. A diretoria participou também de reuniões sobre o Dissídio Coletivo de Greve e sobre a Ação de lockout, que envolve a Petrobrás.

Além disso, ainda nesta sexta-feira, a diretoria se reunirá no Fórum dos Sindicatos e Movimentos Sociais do Litoral Norte, reforçando o compromisso contínuo com a mobilização e defesa dos direitos da categoria.

Seguimos em luta!