Reuniões com presidente da Petrobrás, RH da Transpetro e outros compromissos da diretoria do LP

De 5 a 9 de agosto

A semana da diretoria do Sindipetro-LP começou com uma reunião com a FNP, na segunda-feira (5), seguida por um encontro com a presidente da Petrobrás, Magda Chambriard, ocasião em que a federação apresentou uma carta com as demandas mais críticas da categoria e propostas para a reconstrução da Petrobrás. Dentre os assuntos pautados, foram discutidos temas como teletrabalho, Petros, novo plano de cargos e salários, além da reavaliação das demissões, punições e ações jurídicas contra diretores sindicais.

Na terça-feira (6), iniciou-se o plantão no aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, para acompanhar o embarque e desembarque dos petroleiros das plataformas e ouvir suas demandas. Nesta semana, o diretor Marcelo Santos se voluntariou para a atividade, que vai até sexta-feira.

Na terça, aconteceu uma roda de conversa sobre os próximos passos da reparação no caso das empresas cúmplices da ditadura. O evento contou com a participação da Dra. Sandra Lia Simon, coordenadora do GT Justiça de Transição do MPT, e do Dr. Nicolao Dino, procurador federal dos direitos do cidadão/MPF. O SIndipetro-LP esteve representado no evento pelo diretor Tiago Nicolini.

A diretoria do Sindipetro-LP também participou de uma reunião com os demais dirigentes de sindicatos ligados à FNP. Em seguida, reuniram-se com a nova Gerente Executiva de Recursos Humanos da Transpetro, Juliana Horta, para discutir questões importantes para os trabalhadores da subsidiária. Entre os temas abordados, destacou-se a necessidade urgente de reposição do efetivo, com a convocação dos aprovados no último concurso e a realização de novos processos seletivos, essenciais para garantir a segurança operacional da Transpetro em todo o país, atualmente comprometida pelo baixo número de trabalhadores. No Litoral Paulista os terminais da Alemoa, em Santos, Pilões, em Cubatão, e Tebar, em São Sebastião, estão operando com os quadros reduzidos e na iminência de um acidente ampliado como o que ocorreu na Ultracargo. Na oportunidade foi citada a conquista da manutenção do quadro de 12 técnicos de operação por turno no Terminal Aquaviário Almirante Barroso (Tebar), em São Sebastião. Saiba mais no link aqui.

Na quarta-feira (7), a diretoria participou de uma reunião da CIPA do Terminal de Alemoa, em Santos.

Na quinta-feira (8), o sindicato se reuniu com o presidente da AMBEP para tratar de assuntos variados, de interesse da categoria. 

Na quinta, o diretor Adaedson Costa, que apresenta o podcast Papo Aberto, no Youtube, entrevistou o coordenador do Sindipetro-LP, Marcio André. O programa vai ao ar na próxima segunda-feira (12). 

O diretor Tiago Nicolini participou de reunião com o Fórum Sindical do Litoral Norte, representando o Sindipetro-LP.

Nesta sexta-feira (9), a diretoria se reuniu com o departamento jurídico da FNP para discutir ações de interesse da categoria petroleira e encerrou o dia com uma reunião do Departamento de Política e Formação.

Por fim, o diretor Marcelo Santos encerrou o plantão no aeroporto de Jacarepaguá.

Seguimos mobilizados!